Mobilizações sociais na América Latina em tempos de pandemia

2023-01-19

Organizadores(as): Daniel Henique da Mota Ferreira (IESP-UERJ), Mariane Silva Reghim, Raul Nunes (UFF), Alyssa Ribeiro Perpeto Trotte (PPGRI-UERJ).

Objetivo

Apresentar e refletir sobre os impactos da covid-19 nas organizações, práticas e repertórios das mobilizações sociais na América Latina. Para tanto busca-se análises comparativas de casos e abordagens teóricas novas sobre o tema.

Apresentação do tema

Desde o início da pandemia de covid-19, mobilizações sociais de toda sorte eclodiram na América Latina. Das grandes marchas na Argentina e no Peru ao fechamento de estradas na Bolívia, passando ainda por conflitos socioambientais no Equador, em El Salvador e no México, as e os manifestantes latino-americanos puseram suas máscaras e arriscaram-se nas ruas.

Em diversos momentos, a América Latina se converteu em epicentro da pandemia, seja pela mutação local do SARS-CoV-2, pela dificuldade de se implementar medidas restritivas ou por movimentos contrários às autoridades sanitárias – como foi o emblemático caso do Brasil. Com a disseminação do vírus, a região viu suas desigualdades acentuadas e chegou a patamares recordes na proporção de mortes pela covid-19.

Nesse sentido, o objetivo deste dossiê é investigar os conflitos e mobilizações sociais, bem como diferentes formas de ativismos que emergiram no território latino-americano em meio à crise sanitária que afetou o mundo. 

Analiticamente, há diversas questões que podem ser trazidas a esta conjuntura: quais foram as principais formas de mobilização social na América Latina em tempos de pandemia? Quais os principais espaços e territórios de atuação? Existem fenômenos similares entre os diversos países da região? Quais os principais atores e atrizes mobilizados e as principais agendas em torno das quais se organizaram? Como a mobilização nas redes foi utilizada em tempos de crise sanitária? As políticas públicas destinadas ao combate à pandemia tiveram efeitos nas mobilizações sociais? Como os movimentos sociais e ativistas se relacionaram com partidos e governos durante o cenário de sobreposições de crises? É possível fazer recortes de raça e gênero nestes cenários?

Dessa forma, a presente chamada busca artigos que procurem contribuir com o debate acerca das mobilizações sociais em tempos de pandemia, ressaltando as diversas camadas que compõem tais movimentos e levantes sociais. A chamada também espera que os artigos submetidos possam suscitar reflexões sobre as demandas desses grupos em tempos de pandemia e se tais reivindicações ecoam para além de um mundo pós-pandemia. Aceitamos, portanto, tanto trabalhos teóricos quanto estudos de casos e comparações entre os países da América Latina. Assim, perguntas como quais demandas são antigas e quais foram acentuadas no momento pandêmico e quais os novos desafios a partir dos questionamentos propostos serão o norte do presente dossiê.

Submissão de artigos até: 19/03/2023

PRORROGAÇÃO: 31/03/2023

 

Critérios de Seleção

Os artigos devem seguir estritamente as orientações da Revista Norus, descritas no seguinte link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/about/submissions#authorGuidelines

  1. Os artigos que atenderem às normas estabelecidas neste edital serão submetidos para avaliação pelo método double blind (sem identificação dos autores e com parecer de dois especialistas).
  2. Serão selecionados os artigos que obtiverem melhor classificação pelos pareceristas.
  3. Os artigos devem ser submetidos pelo site da Revista Norus.

Obs.: A Revista continua a receber artigos e resenhas em fluxo contínuo.