ENFRENTAMENTO À EVASÃO NA UFPEL

UMA ANÁLISE COMPARATIVA E LONGITUDINAL DA ATUAÇÃO DO PROJETO GAMA

  • Cícero Nachtigall
  • Pierre Teixeira da Silva
  • Rejane Pergher
  • Samuel Letzow Silva Becker
Palavras-chave: Permanência, ensino e aprendizagem de cálculo, reprovação, evasão

Resumo

Este trabalho busca abordar uma problemática bastante atual no contexto universitário contemporâneo: o ensino de matemática no âmbito acadêmico. Buscou-se acompanhar o rendimento acadêmico dos estudantes que participaram do projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática na disciplina inicial de cálculo ao longo do ano de 2016 e comparar os percentuais de sucesso deste grupo com os percentuais gerais de sucesso nas turmas de cálculo neste período. Finalmente, em 2019 os autores acessaram novamente a situação destes estudantes para verificar o percentual de estudantes que permaneceram nos seus cursos desde a sua participação no projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROLEZZI, A. C. Mudanças na Matemática da Escola Básica para o Ensino
Superior: reflexo no uso de História da Matemática. In: ENCONTRO
PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., São Paulo, 2004. Anais...
SP: SBEM, 2004. p.1.
CHAIKLIM, S. A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski
sobre aprendizagem e ensino. Psicologia em estudo, Maringá, v. 16, n.
4, p. 659 – 675, out/dez. 2011. Disponível em
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000400016. Acesso em 13 de
agosto de 2018.
CURY, H. N. “Professora, eu só errei um sinal!”: como a análise de erros
pode esclarecer problemas de aprendizagem. In: CURY, H. N. (Org.).
Disciplinas Matemáticas em Cursos Superiores: reflexões, relatos,
propostas. Porto Alegre/RS: EDIPUCRS, 2004. p. 123-124.
______. Pesquisas em análises de erros no ensino superior: retrospectiva e
novos resultados. In: FROTA, M. C. R.; NASSER, L. (Org.). Educação
matemática no ensino superior: pesquisas e debates. Recife/PE: SBEM,
2009. 265p.
GOMES, E. Ensino e aprendizagem de cálculo na engenharia: um
mapeamento das publicações nos COBENGEs. In: ENCONTRO
BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS – GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA, 16, Canoas, 2012. Anais... Canoas: ULBRA, 2012. p.1.
DÖRR, R. C.; MUNIZ, C. A.; PINA NEVES, R. S. Operações algébricas e
funções como obstáculos à aprendizagem no cálculo. In: 1º SIMPÓSIO
LATINO-AMERICANO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, 2016, Bonito, MS.
Anais do 1º LADIMA, Bonito, MS, 2016.
Publicado
2019-07-26
Seção
Artigos