ALINHAMENTO OPERACIONAL DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTOS EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

  • Liana Schons Universidade Federal de Pelotas
  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal de Pelotas
  • Walter Ruben Iriondo Otero Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: sistemas de informação, alinhamento operacional, agências bancárias, processos organizacionais, administração do fluxo de pessoas

Resumo

A unidade de análise dessa pesquisa é uma agência bancária localizada na região Sul, do Rio Grande do Sul. As agências bancárias oferecem serviços como crédito, investimento, poupança, consórcio, seguro, entre outros. Tais serviços estão-se tornando cada vez mais competitivos, e exigem que os sistemas de informação (SI) forneçam soluções para a administração do fluxo de pessoas. O trabalho teve como o objetivo alinhar operacionalmente o SI Sistema de Gerenciamento de Atendimento SAT aos processos organizacionais de uma agência bancária. O trabalho consiste em um estudo de caso, de natureza exploratória, e abordagem qualitativa com caráter descritivo. Para coleta de dados, foram utilizadas três técnicas, entrevistas semiestruturadas, observação participante, e a análise documental. Analisando o uso das funções disponíveis no SAT, foi possível verificar que, por vezes, o sistema é subutilizado. Para contornar tal problema, foram sugeridas onze mudanças no sistema de informação, de forma tal a adequar ao cliente o software adotado pela à organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Banco Central do Brasil. Atendimento Bancário. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2019.
BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos. São Paulo: Edgard Blücher, 6 ed., 1982.
BOLZAN, Larissa Medianeira. Unidade II – Sistemas de Informação. 11 mar. 2019, 20 jul. 2019. 33 p. Notas de Aula. Tipologia de sistemas de informação.
BOLZAN, Larissa Medianeira. Unidade III - Alinhamento Operacional. 11 mar. 2019, 20 jul. 2019. 20 p. Notas de Aula. Como fazer o alinhamento operacional.
EMPRESA NEED. Manual do SAT. Pelotas, 2019.
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto alegre: 2 ed., Bookman, RS, 2000.
FOINA, P. R. Tecnologia de Informação - Planejamento e Gestão. São Paulo: Atlas, 2009.
FREEMANTLE, D. Incrível atendimento ao cliente. São Paulo: Makron Books, 1994.
FREITAS, W. R. S.; JABBOUR, C. J. V. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 7-22, 2011.
GIUZIO JR., R.; CANUTO,S. Implementando ERP. São Paulo: LCTE, 2009.
JURAN, J. M. Fundamentos da qualidade para líderes. Porto Alegre: Bookman, 2015.
KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. Alinhamento: utilizando o balanced scorecard para criar sinergias corporativas, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
LAS CASAS, A. L. Excelência Em Atendimento Ao Cliente: Atendimento e Serviço ao Cliente como Fator Estratégico e Diferencial Competitivo. São Paulo: M Books, 2012.
LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2004.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
MARTIN, J. Engenharia da Informação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
NOLAN, R.L. Managing the Crises in Data Processing. Harvard Business Review, vol. 57, n. 2, p. 115-126, 1979.
O’BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da internet. 3. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2010.
O’BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de Sistema de Informação. 15 ed. Porto Alegre: AMGR, 2013.
O’BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de Sistema de Informação. 15ªed. Porto Alegre: AMGR, 2013.
PELOTAS (Município). Lei nº 5180. Pelotas, RS, Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2005.
REZENDE, D. A. Engenharia de software e sistemas de informação. 3 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.
REZENDE, D. A. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. São Paulo: Atlas, 2014.
SICREDI. Quem somos. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2019.
STAIR, R. M.; REYNOLDS, G. W. Princípios de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2017.
TURBAN, E. Administração de Tecnologia da Informação: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
TURBAN, E.; RAINER R. K.; POTTER R. E. Introdução a sistemas de informação, uma abordagem gerencial. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
2022-02-15
Seção
Artigos