DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERVENÇÃO EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA ÁREA DE INFORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAYSANDÚ NO URUGUAI

  • Susana Molinari Liceo Nº7 - Paysandu, Uruguay
Palavras-chave: Competências em informação digital, Intervenção educacional, Aprendizagem invertida

Resumo

A intervenção apresenta uma situação real de implementação de um projeto para gerar a necessidade de formação em competências digitais na área da informação, será implementado em workshops utilizando o método de aprendizagem invertida com o objectivo de desenvolver as competências de informação digital dos professores de ciências nas escolas secundárias sanducera. Os profissionais da educação têm a responsabilidade de gerir e promover uma postura crítica em relação às múltiplas informações que acedem. O acesso e a apropriação da informação são essenciais para gerar cidadãos capazes de gerir, selecionar e avaliar, assumindo uma postura crítica perante as múltiplas e variadas informações que são constantemente acedidas para a construção de cidadãos digitais críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aviram, R. (s/f.). ¿Conseguirá la educación domesticar a las TIC? Centro para el Futurismo en la Educación Universidad Ben Gurion. https://www.um.es/innova/OCW/diseno_y_evalu acion_materiales_didacticos/mpaz/utilidades/pdf /pon1.pdf

Colque, K. V. (2015). Universidad Adventista de Bolivia. Scientia, 4(1).
http://investigacion.uab.edu.bo/pdf/5.6.pdf

Cornella, A. (2000). Cómo sobrevivir a la infoxicación. Infonomia. com, 8. https://www.academia.edu/download/56656821/Sobrevivir_infoxicacion.pdf

Flipped Learning Network (FLN). (2014) The Four Pillars of F-L-I-P™.
https://flippedlearning.org/wp-content/uploads/2016/07/FLIP_handout_FNL_Web.pdf

Gobierno de Uruguay (2020). Agenda Uruguay Digital 2025. https://www.gub.uy/uruguay-digital/sites/uruguay-digital/files/documentos/publicaciones/Documento%20AUD%202025.pdf

González, J. I. N., Cabrero, M. B., & García, E. G. (2017). Opinión pública e infoxicación en las redes: los fundamentos de la post-verdad. Vivat Academia, (139), 83-94.
https://www.redalyc.org/jatsRepo/5257/525754431007/525754431007.pdf
Prieto, M. D. M. M., Barreiro, M. S. F., & Manso, M. J. A. (2013). La importancia de las redes sociales en el ámbito educativo. EA, Escuela abierta: revista de Investigación Educativa, (16), 91-104. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4425349.pdf

Robalino, M. & Körner, A. (2006). Modelos innovadores en la formación inicial docente. Estudio de casos de modelos innovadores en la formación docente en América Latina y Europa.
https://acervodigitaleducativo.mx/handle/acervodigitaledu/27782

Uruguay XXI, (2019). Uruguay: una revolución tecnológica en poco más de una década.
https://www.uruguayxxi.gub.uy/es/noticias/articulo/uruguay-una-revolucion-tecnologica-en-poco-mas-de-una-decada/

Vania, C. T. Q., & Ruíz, P. T. (2015). Infoxicación, Angustia, Ansiedad y Web Semántica. Razón y palabra, (92), 1-27. https://www.redalyc.org/pdf/1995/199543036056.pdf

Vázquez Martínez, A. I., & Cabero Almenara, J. (2015). Las redes sociales aplicadas a la formación. Revista Complutense de Educación, 26 (núm. especial), 253-272. https://idus.us.es/handle/11441/32246
Publicado
2021-12-06