A APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

UM ESTUDO DE CASO DA WEG E DA ABDI

  • Jaqueline Miritz Reichow
  • Lígia Simon Brum
Palavras-chave: Gestão do conhecimento, WEB, ABDI

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso da aplicação da gestão do conhecimento em duas empresas, WEG e ABDI, indagando a abordagem de gestão do conhecimento de cada uma das organizações, a metodologia utilizada para a implantação da gestão do conhecimento, as vantagens e difculdades encontradas neste processo. Conclui-se que os mecanismos da gestão do conhecimento e da gestão de pessoas nas organizações estudadas evidenciam o aumento da efciência da comunicação entres os colaboradores e resultam no desenvolvimento de competências e conhecimentos, na aprendizagem e educação continuadas, em flexibilidade, inovação e competitividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Disponível em: . Acesso em: 04 Dez. 2018.

BATISTA, Fábio Ferreira et al. CASOS REAIS DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. Disponível em: <http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1941.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2018.

BERTOIA, N.; FLEURY, M.T.L. A Transferência de Conhecimento entre a Matriz e as Subsidiárias da Weg e a Influência dos Aspectos Culturais. III Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de trabalho. João essoa/Paraíba, 2011.

MAZZALI, L.; SOUZA, M.C.A.F. de.; MACHADO, C. JR.; Práticas deprociênci@s v. 1, n. 1, dezembro, 2018. Gestão, Aprendizagem e Conhecimento: uma Investigação a partir da Análise dos Relatórios de Empresas Vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade. XII SIMPEP - Bauru, SP, 2005.

MULLER, F., REGINA I.; SILVA NETO, E.; TEZA, P.; NOVELINO ABDALA, L. Um Estudo Empírico Sobre a Gestão do Conhecimento em uma Empresa Fabricante de Equipamentos Elétricos. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Santa Catarina, Brasil, 2015.

NONAKA, I.; TAKEUCHI H. Criação do Conhecimento na Empresa: como as Empresas Japonesas Geram a Dinâmica da Inovação. Rio de Janeiro, Campus, 1997.

SILVA, N.B. da.; A Influência da Transferência de Conhecimento e de Fatores Culturais na Iniciativa das Subsidiárias de Multinacionais Brasileiras. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade II. São Paulo, 2010.

URBAN, T.P. O Processo de Internacionalização de uma Multinacional Brasileira.Dissertação de Mestrado. São Paulo. Universidade de São Paulo, 2006

Publicado
2018-12-03
Seção
Artigos