INFLUÊNCIA DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

  • Luana Cristina Hornke Universidade Federal de Pelotas
  • Catarina de Quadros Macedo Universidade Federal de Pelotas
  • Milton Luis Rodrigues Bresque Universidade Federal de Pelotas
  • Alejandro Martins Rodriguez Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-3283-8807
Palavras-chave: Mapeamento de processos, resíduos químicos; melhorias; coleta, fluxograma.

Resumo

O presente artigo tem como propósito descrever o mapeamento do processo de Cadastro de Gerador de Resíduos Químicos realizado pelo Escritório de Processos (EP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e suas decorrentes melhorias. Para tanto, foi utilizada a metodologia desenvolvida no EP a fim de proporcionar a compreensão da atividade executada, identificação dos gargalos e pontos positivos, bem como possíveis melhorias. Em razão disso, o artigo exibirá diversas problemáticas a respeito da gestão de resíduos, buscando sugerir mudanças zelando pelo meio ambiente e saúde pública. Ademais, com seu funcionamento adequado, a UFPel beneficia-se com menores custos, maior segurança para os técnicos, docentes, discentes e demais envolvidos, e da praticidade advinda da automatização do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABPMP BPM CBOK V3.0 Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. Disponível em:

BRASIL. Resolução da Diretoria Colegiada Nº 222/2018, de 21 de março de 2018. Comentada. Gerência de Regulamentação e controle sanitário em serviços de saúde - GRECS/Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde GGTES/ANVISA. 2018 -C Disponível em:

BENITEZ, R. B. et al. Gestión integral de residuos químicos generados en los laboratorios de docencia en química de la Universidad del Cauca. Revista Ciencia en Desarrollo, Vol. 4 No. 2 / Enero-Diciembre de 2013, pp. 63-72.

Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. RESOLUÇÃO Nº 358, de 29 de abril de 2005. Disponível em:

TOLFO, C.; FLORA D. F.; FIORENZA, M. M. Modelagem de processos na gestão da segurança da informação: um relato de experiência In: HAUCK, J. C. R. et al. III ENCONTRO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, evento integrante do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 17 a 20 de maio de 2016, Castelmar Hotel, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis: EISI, 2016

Universidade Federal de Pelotas. Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão. RESOLUÇÃO N°37 de 20 de dezembro de 2016. Disponível em:


TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO TCU, Curso de mapeamento de processos de trabalho com BPMN e Bizagi, Instituto Serzedello Corrêa, 2013
Publicado
2022-12-28
Seção
Artigos