INFLUÊNCIA DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Resumo
O presente artigo tem como propósito descrever o mapeamento do processo de Cadastro de Gerador de Resíduos Químicos realizado pelo Escritório de Processos (EP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e suas decorrentes melhorias. Para tanto, foi utilizada a metodologia desenvolvida no EP a fim de proporcionar a compreensão da atividade executada, identificação dos gargalos e pontos positivos, bem como possíveis melhorias. Em razão disso, o artigo exibirá diversas problemáticas a respeito da gestão de resíduos, buscando sugerir mudanças zelando pelo meio ambiente e saúde pública. Ademais, com seu funcionamento adequado, a UFPel beneficia-se com menores custos, maior segurança para os técnicos, docentes, discentes e demais envolvidos, e da praticidade advinda da automatização do processo.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. Disponível em:
BRASIL. Resolução da Diretoria Colegiada Nº 222/2018, de 21 de março de 2018. Comentada. Gerência de Regulamentação e controle sanitário em serviços de saúde - GRECS/Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde GGTES/ANVISA. 2018 -C Disponível em:
BENITEZ, R. B. et al. Gestión integral de residuos químicos generados en los laboratorios de docencia en química de la Universidad del Cauca. Revista Ciencia en Desarrollo, Vol. 4 No. 2 / Enero-Diciembre de 2013, pp. 63-72.
Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. RESOLUÇÃO Nº 358, de 29 de abril de 2005. Disponível em:
TOLFO, C.; FLORA D. F.; FIORENZA, M. M. Modelagem de processos na gestão da segurança da informação: um relato de experiência In: HAUCK, J. C. R. et al. III ENCONTRO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, evento integrante do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 17 a 20 de maio de 2016, Castelmar Hotel, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis: EISI, 2016
Universidade Federal de Pelotas. Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão. RESOLUÇÃO N°37 de 20 de dezembro de 2016. Disponível em:
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO TCU, Curso de mapeamento de processos de trabalho com BPMN e Bizagi, Instituto Serzedello Corrêa, 2013