DETERMINAÇÃO DO TEMPO PADRÃO DE PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave: Cronoanálise. Estudo de Tempos. Mapofluxograma. Mapeamento. Planejamento.

Resumo

Em um cenário onde o mercado está cada vez mais competitivo, as empresas buscam eficiência nas suas operações e nos processos de gestão, visando reduzir custos, melhorar a qualidade de seus produtos e aumentar a produtividade. A utilização da cronoanálise auxilia na determinação dos parâmetros da racionalização industrial possibilitando a diminuição do desperdício de tempo, material, dinheiro e esforço humano. O presente trabalho apresenta o mapeamento de processos e a análise de tempos em uma indústria do setor da saúde do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi quantitativa com modo estruturado de coleta de dados. Ao longo do trabalho, uma das linhas do processo produtivo foi identificada como a que mais apresentou dificuldades quanto ao planejamento e controle de produção da indústria. A aplicação da cronoanálise no processo dessa linha, portanto, possibilitou à indústria o conhecimento real do tempo padrão (8,2h), o que permite auxiliar a empresa no planejamento e controle da produção e na tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, J. Sistemas de Produção: conceitos e práticas para projetos e gestão da produção enxuta. 1. ed. Porto Alegre, RS: Bookmann, 2008.

BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. Tradução da 6 ed. São Paulo: Blucher, 1977.

CONTO, S. M.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V.; VACCARO, G. L. R. A inovação como fator de vantagem competitiva: estudo de uma cooperativa produtora de suco e vinho orgânicos. Gestão & Produção, São Carlos, v. 23, n. 2, p. 397-407, 2016.

CORREIA, K. S. A.; LEAL, F.; ALMEIDA, D. A. Mapeamento de Processos: Uma Abordagem para Análise de Processos de Negócio. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP. Curitiba – PR, 2002.

COSTA, H.; HERRERA, W. Arranjo Físico (“Lay out”): Metodologias usuais e proposta fundamentada na Análise Multicritério. Boletim Técnico do Centro Tecnológico da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.

CRUZ, J. M. Melhoria do tempo-padrão de produção em uma indústria de montagem de equipamentos eletrônicos. Monografia (Graduação em Engenheira de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, 2008.

GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MAGALHÃES, E. J. S. Melhoria em uma linha de produção com a finalidade de aumentar a produtividade de um armazém de uma indústria de bebidas – 2011. 51 f.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005.

MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 2004.

NEUMANN, C.; SCALICE, R. K. Projeto de fábrica e layout. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2015.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção (Operações Industriais e de Serviços). Curitiba: [s.n.], 2004.

PEINADO, J.; GRAEMI, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. 1 ed. Curitiba: UnicenP, 2007.

SANTOS, C. J. M.; BRANDAO, V. B. Utilização do mapeamento de processos e de ferramentas da qualidade na identificacão e tratamento de anomalias: um estudo de caso. XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP. Curitiba – PR, 2014.

SILVA, A. V.; COIMBRA, R. R. C. Manual de Tempos e Métodos. São Paulo: Hemus, 1980.

VALILO, R. O Aumento da Produtividade com o uso do Value Stream Mapping. Setecnet, 2010.

VIEIRA, R. R. et al. Estudo de tempos e métodos no processo produtivo de uma panificadora localizada em Mossoró/RN. Gestão e Sociedade, v. 9, n. 23, p. 977-999, 2015.
Publicado
2022-12-28
Seção
Artigos