PLATAFORMA QUIZLET

UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE ESPANHOL

  • Simone Cristina Marcos
  • Viviane Lino
Palavras-chave: Autonomia. Ferramentas tecnológicas. Quizlet

Resumo

O presente trabalho procura refletir sobre a necessidade de inserir recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação – TICs – nas aulas de língua estrangeira, com o intuito de contribuir com o ensino- aprendizagem e desenvolver a autonomia do aprendiz. O interesse em discutir esse assunto surgiu da necessidade de inserir as ferramentas tecnológicas durante as práticas pedagógicas, realizadas no Estágio Supervisionado do Curso de Letras-Espanhol, da Universidade Federal de Pelotas. As práticas foram desenvolvidas no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, no município de Serafna Corrêa, RS, nos meses de maio e junho de 2018. A prática pedagógica foimediada por recursos tecnológicos, incluindo a plataforma de estudos online e aplicativo Quizlet. A partir da experiência do uso dessa ferramenta tecnológica, a pesquisa buscou analisar e responder a questão: De que forma a plataforma e aplicativo Quizlet pode contribuir como recurso metodológico nas aulas de espanhol, no contexto escolar? Em relação ao método de investigação científca, a presente pesquisa utiliza-se de uma
abordagem qualitativa, de caráter exploratório, para responder à questão que norteia o presente estudo, objetivando entendê-la de acordo com a perspectiva dos participantes. Para melhor compreender o tema e refletir sobre suas particularidades, foi realizada uma pesquisa bibliográfca que buscou abordar o ensino de línguas mediado pelas TICs e uma breve história do surgimento do Quizlet, detalhando suas funcionalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – (BNCC). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacionalcomum-curricularbncc> Acesso em: 13 jun.

LEFFA, V. J. A prendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Pesquisa em linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36.

LEFFA, V. J. Quando menos é mais: a autonomia na aprendizagem de línguas. In: Christine Nicolaides; sabella Mozzillo; Lia Pachalski; Maristela Machado; Vera Fernandes. (Org.). O desenvolvimento da autonomia no ambiente de aprendizagem de línguas estrangeiras. Pelotas: UFPEL, 2003, v., p. 33-49.

LEFFA, Vilson J.; VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Texto, Hipertexto e Interatividade. 2008. Revista de Estudos da Linguagem, 2008. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabal.htm>. Acesso em: 12 jun. 2018.

MONTES, Andrea García. et al. Aplicación de las unidades fraseológicas a la enseñanza de E/LE. 2017. 9 f.

Universitat de València, 2017. Disponível em: < https:// ojs.uv.es/index.php/foroele/article/view/10823 >. Acesso em: 27 jun. 2018.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. 2008. 16 f. Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2008. Disponível em: <http://www.veramenezes.com/publicacoes.html>. Acesso em: 12 jun. 2018.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – (PCN). Disponível em: Acesso em: 13 jun.2018.

PONTES, Marco Aurélio Costa. O uso de Tecnologias Digitais como Suporte no Desenvolvimento da utonomia em um Contexto de Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. 2017. 146 f. Dissertação Mestrado) - Curso de Programa de Pósgraduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21232>. Acesso em: 27 jun. 2018.

Quizlet. Disponível em: <https://quizlet.com/pt-br/mission> Acesso em 18 jun. 2018.

SOARES, Arthur José Tavares. Ensino de Espanhol como Segunda Língua e Língua Estrangeira em Contextos Virtuais de Aprendizagem. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10451/29930>. Acesso em: 12 jun. 2018.

YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/intl/pt-BR/yt/about/experiences/> Acesso em: 13 jun.2018.

ZANCANARO, Juliana Giseli da Silva; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria. Uso assíncrono do aplicativo Quizlet como apoio a aprendizagem de inglês para estudantes do ensino médio. 2018. 15 f. CIET: EnPED,

Educação e Tecnologia Inovação em Cenários de Transição. Disponível em: <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/ 634>. Acesso em: 18 jun. 2018.

Publicado
2019-07-26
Seção
Artigos