SHOPPING CENTERS, SOCIABILIDADE E SEGREGAÇÃO

Uma análise da percepção ambiental no caso de Pelotas

  • Laís Becker Ferreira
  • Eduardo Rocha
Palavras-chave: Shopping center, segregação, cidade contemporânea, percepção ambiental

Resumo

Seriam os shopping centers novos equipamentos urbanos que aliam sociabilidade e consumo ou seriam eles prejudiciais à cidadania e à vida urbana, gerando uma maior segregação de classes sociais? Este estudo busca compreender por que os shoppings vêm crescendo e atraindo cada vez mais pessoas, enquanto as lojas de rua e os espaços públicos de lazer parecem estar perdendo espaço. Os shopping centers, com a privatização do lazer e da segurança, trouxeram diversas consequências na forma de experienciar a cidade contemporânea. A partir disso, buscando entender a percepção dos frequentadores no que diz respeito aos aspectos atrativos e segregados dos shoppings, foi desenvolvido um estudo de caso no Shopping Pelotas, apoiado na aplicação de questionários. As conclusões alcançadas permitiram perceber que o shopping center é um ambiente extremamente complexo, com características positivas e negativas, que não se adequa dentro de generalizações. Ao final do trabalho, a descrição dos pontos atrativos e segregadores favorece a reflexão de possíveis caminhos alternativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-11-19