ALÉM DAS SALAS DE AULA

Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários

  • Natalya Cristina de Lima Souza
  • Gleice Azambuja Elali
Palavras-chave: espaços de transição, campus universitário, revisão narrativa

Resumo

Este artigo visa identificar um sistema de espaços de transição em campi universitários, analisando com base em estudos do uso e ocupação de ambientes acadêmicos publicados entre 2000 e 2021 em periódicos da área de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design. O resultado da revisão narrativa da literatura foi relacionado à bibliografia seminal sobre sua compreensão e tipologias, incidindo em três grupos, definidos de acordo com três critérios: a dinâmica das atividades de movimento e permanência, suas características físicas e as relações entre interior e exterior. Tais grupos foram associados aos padrões de linguagem - pattern language (ALEXANDER; ISHIKAWA; SILVERSTEIN, 1977), correspondendo a: (i) entradas e áreas comuns cobertas; (ii) circulações horizontais e verticais; (iii) áreas externas descobertas. Além de colaborar com pesquisas futuras, o estudo pode contribuir para consolidar a noção de espaços de transição.

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Publicado
2022-11-19