ENTRE IMAGENS ABANDONOS
Sonho e criação de mundos urbanos possíveis
Resumo
Este ensaio reflete sobre o abandono, partindo de registros fotográficos de uma situação de vulnerabilidade. O enfoque dado é a relação que se estabelece entre a precariedade confrontada com o direito à vida urbana. Como método de abordagem, utiliza-se a montagem, na perspectiva de Georges Didi-Huberman. O objetivo deste artigo é desdobrar, entre imagens, o sentido de abandono. Por um lado, como registro e denúncia por aquele que está fora do problema, por outro lado, como sonho e possibilidade real de uma nova perspectiva da inclusão, por aquele que está dentro. Trata-se de: (i) focar na precariedade da vida, a partir de uma representação decalcada da realidade pelo arquiteto; (ii) posicionar o direito à cidade como vontade de criação e sonho de um existir pelo morador em situação de rua, através de experiências fotográficas do projeto de extensão A cara da rua. Espera-se posicionar o problema do abandono entre uma esfera estética e política como abertura de outros sentidos urbanos possíveis.