O ESPAÇO DE FORA

EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO

  • Giulianna Picolo Bertinetti
  • Guilherme Susin Sirtoli
Palavras-chave: artes visuais, arte/educação, experiência, cidade, lugar

Resumo

Neste trabalho, discute-se a experimentação no âmbito de artes visuais para além dos espaços educativos fechados. Para tal, analisamos a proposição coletiva Divisor (1968) da artista brasileira Lygia Pape e as experiências propostas nos Domingos da Criação (1971) organizadas pelo crítico e curador Frederico Morais. Partindo das análises, foi possível perceber a experimentação coletiva em arte enquanto meio para experiências formadoras (DEWEY, 2010), compreendendo a arte/educação enquanto potência capaz de integrar sujeito e espaço urbano. Considerando que o cotidiano de grandes cidades muitas vezes afasta os vínculos que seus cidadãos possuem com os lugares, experiências em arte/educação surgem enquanto potências capazes de modificar e estabelecer relações entre habitante e urbe, transformando a cidade por vezes em um espaço menor, com maiores vínculos e afetos.

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Publicado
2022-10-10
Seção
Artigos e Ensaios