O PAPEL DA ACADEMIA E AS DEMANDAS DA SOCIEDADE PARA O ARQUITETO

O OFÍCIO QUE TEVE SUA ORIGEM NOS CANTEIROS E A CRESCENTE TERCEIRIZAÇÃO ATUAL DO ENSINO PRÁTICO

  • Layza Maria Azevedo Sobral
Palavras-chave: arquiteto, projeto, prática, desvalorização, ensino

Resumo

Foram identificadas as práticas presentes na formação generalista do arquiteto urbanista e quais são as demandas da sociedade para este profissional. Para esta avaliação foi realizada uma breve retrospectiva histórica da formação do arquiteto para identificar quais são os enfoques metodológicos de ensino dentro da academia, e quais são os reflexos deste aprendizado no mercado de trabalho. O objetivo da pesquisa foi compreender a desvalorização profissional e as demandas atuais da sociedade na área de atuação do arquiteto. Os resultados encontrados indicaram que a formação acadêmica do arquiteto foi intencionalmente afastada do canteiro de obras, e, atualmente, o mercado faz uma desassociação entre o arquiteto e o seu campo de atuação. Concluiu-se que uma reforma de metodologias e currículo básico na academia poderá buscar a inclusão das atuais demandas de mercado para prática profissional efetiva, buscando uma reaproximação do arquiteto com o ato de construir.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-10-09