O MAPEAR POR CRIANÇAS

DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO

  • Alexandre M. Matiello
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
Palavras-chave: cartografia, leitura de mundo, crianças, dispositivos, mapear

Resumo

Instrumentos utilizados pela Arquitetura e Urbanismo aplicados em oficinas com crianças foram ressignificados na forma de dispositivos com a finalidade de levá-las a identificação de Territórios Educativos (TEs). Neste artigo, apresentamos as referências metodológicas que amparam esta pesquisa com base na Cartografia como método e no pensamento de Paulo Freire, sobretudo, a ideia de leitura de mundo, baseada num processo que considera a experiência do saber feito dos alfabetizandos para sua alfabetização territorial. Apresentamos como os dispositivos foram reunidos em torno do Mapear, o qual resultou em um Atlas dos TEs que tanto foi síntese como um novo dispositivo para o processo dialógico de aprendizado das crianças. A aplicação de metodologia revelou um conjunto de falas, escrita e graficação das crianças que permitiu escutá-las a partir de um plano de experiência a respeito de sua visão sobre o território e refletir sobre seu papel de cartógrafas de sua realidade vivida.

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Publicado
2022-10-09