A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA

EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN

  • Nathalia Teixeira Gnutzmann
  • Adriane Borda Almeida da Silva
  • Valentina Toaldo Brum
Palavras-chave: transposição didática, geometria, parametria, gestalt, Museu Militar de Dresden, Daniel Libeskind

Resumo

De interesse formativo no campo da geometria gráfica aplicada à arquitetura, utiliza-se a teoria da transposição didática para explicitação de saberes científicos e profissionais que auxiliam na compreensão da associação entre forma e conceito junto à prática arquitetônica. Hipóteses são elaboradas sobre os saberes envolvidos em um caso de projeto: uma intervenção na fachada principal do Museu Militar de Dresden, realizada por Daniel Libeskind. As relações formais da intervenção e da preexistência, a história do lugar e a narrativa do arquiteto, deram indícios sobre a adequação deste caso para a estruturação de um desenho didático capaz de explicar os ajustes formais a partir de um conceito. Diagramas geométricos são produzidos e algoritmizados por desenho paramétrico. Elementos da Gestalt são utilizados para decifrar o controle de parâmetros da intervenção. O resultado refere-se a uma maneira didática de associar geometria e psicologia para inferir sobre sensações visuais provocadas pela intervenção na fachada.

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Publicado
2022-10-08