PROJETAR COM

O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Flávia Lima
  • Giselle Azevedo
Palavras-chave: projeto participativo, escola, rede sociotécnica, pesquisa-ação, objeto de fronteira

Resumo

O objetivo do artigo é discutir o projeto de arquitetura como um artefato sociotécnico, envolvendo um coletivo de humanos e não-humanos associados que inscrevem e negociam seus múltiplos interesses e realidades na construção de um mundo comum. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação integral de um projeto participativo para uma escola de educação infantil, contemplando investigações sobre a rede sociotécnica, para a concepção do edifício, realizada pela ação conjunta dos atores humanos e não humanos, sintetizada na expressão Projetar COM. Os resultados mostram a atuação dos objetos de fronteira no acesso, tradução e negociação das múltiplas realidades. Por fim, o artigo traz considerações sobre o papel do arquitetos: inserir esses objetos na rede a fim de promover as mediações necessárias. Para tanto, faz-se necessário incluir nas práticas de formação do arquiteto o desenvolvimento de repertório, assim como a habilidade de adaptação e criação desses objetos.

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Publicado
2022-10-08