DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS NO TALLER VERTICAL INTERNACIONAL
FALANDO DE MILIEUS DE APRENDIZAGEM
Resumo
Estudar processos de desenvolvimento de projetos arquitetônicos no Taller Vertical Internacional, a partir do aporte teórico da Educação Matemática Crítica, evidenciando conceitos de Ambientes de aprendizagem, Paradigma do exercício, Cenários para investigação e Milieus de aprendizagem. O Taller é um evento implementado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen/RS, que ocorre anualmente, contando com seis edições. Considera-se que o Taller é um ambiente de aprendizagem que se caracteriza como um cenário para investigação, espaço em que estudantes e professores do curso se fazem presentes, pensando coletivamente sobre a resolução das temáticas arquitetônicas e urbanísticas propostas no evento, em uma perspectiva investigativa. Por meio da proposta de Skovsmose, com a proposição de Cenários para Investigação, o movimento dos milieus e suas possibilidades de diálogos críticos, compreende-se que os questionamentos devem fazer parte de qualquer atividade.