ATIVIDADES COMPLEMENTARES FORMATIVAS
VIVÊNCIA PRÁTICA AMPLIADA NO ÂMBITO DA ARQUITETURA E URBANISMO
Resumo
As atividades complementares são componentes curriculares obrigatórios que possibilitam o desenvolvimento e conhecimento dos estudantes. No âmbito universitário, tais ações são identificadas em práticas pedagógicas que promovem habilidades e competências alinhadas a formação. Este artigo apresenta a experiência de um projeto de ensino com ênfase nas atividades complementares em Arquitetura e Urbanismo. Trata-se de uma experiência que, além do cumprimento das diretrizes curriculares, estabelece ampla experimentação, abrangendo o corpo discente e docente do curso, com atividades diversificadas em um movimento praticoteoricoprático. A estrutura, ações e promoção das atividades foram desenvolvidas com base na teoria do ensino reflexivo e nas competências do arquiteto urbanista. Inclui a estratégia da autoavaliação para levantar a percepção do curso em relação ao projeto aplicado. Como resultado, observa-se o potencial das ações propostas e vivenciadas na articulação e crescimento praticoteoricoprático, identificados no envolvimento dos estudantes e no aumento do sentimento de pertencimento junto à comunidade acadêmica.