MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL

  • Larissa Mörschbächer
  • Isadora Baptista Alves
  • Aline Montagna da Silveira
Palavras-chave: restauro, monumento, espaço público, ensino

Resumo

Intervir em uma preexistência de valor cultural requer a habilidade projetual de saber combinar as múltiplas demandas de um determinado contexto, sejam elas físicas, culturais, sociais, econômicas ou tecnológicas. Frente a isso, é papel da universidade preparar futuros profissionais a estarem aptos e qualificados para confrontar tais demandas, as quais estão em constante transformação. O objetivo do presente artigo consiste em debater estratégias de ensino acerca da preparação dos estudantes universitários para trabalhar com bens de valor cultural a partir de uma visão crítica sobre a sua realidade. A discussão apresentada foi realizada com base nas reflexões sobre as atividades desenvolvidas na disciplina Projeto de Arquitetura VI, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, a partir do estudo de caso da Chiesa Diruta, edital Reuse Italy. O enfoque se dá na relação do monumento com o espaço público e ampara-se em documentos bases do campo como a Carta de Veneza (1964), a Política do Patrimônio Cultural Material (2018) e a Constituição Federal (1988). Os resultados observados indicam que a fundamentação teórica combinada a discussões conjuntas em aula contribui na formação crítica dos futuros profissionais.

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Publicado
2022-10-06