CHAMADA PARA A TRIGÉSIMA EDIÇÃO DA REVISTA PIXO

2024-03-24

capas.jpg

Foto: Agência Brasil, 2016.

PIXO 30: 

TRANScidade - TRANSformando o pensamento urbano

A PIXO – Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, tem o prazer de anunciar a abertura da chamada para sua 30ª edição, intitulada "TRANScidade". Mais do que uma mera publicação, esta edição se apresenta como um desafio às ideias convencionais e dominantes sobre a cidade, convidando os leitores a explorarem de maneira profunda e desafiadora as dinâmicas urbanas contemporâneas.

No cerne desta chamada, buscamos uma reflexão coletiva que vá além de paradigmas estabelecidos, ampliando a compreensão do que significa viver, interagir e construir territorialidades na cidade. A edição propõe análises críticas e criativas, fundamentadas em teorias que descentralizam não apenas o sujeito moderno, mas também redefinem as noções tradicionais de representação, de significado e de objeto.

Ao abordar os processos de subjetivação na cidade, a perspectiva que emerge convida à compreensão da subjetividade como um processo dinâmico e em constante mutação. Sua concepção destaca a interdependência entre fatores individuais e coletivos na formação das identidades urbanas e seus territórios, ressaltando a importância das interações sociais, culturais e políticas.

Objetivando estimular a reflexão sobre a presença de sujeitos sociais na cidade a partir de suas performatividades corporais, abordamos a política do aparecer em público de corpos dissidentes (BUTLER, 2018) enquanto constituidora de modos não normatizados de ser no mundo e de ocupar a cidade, produzindo territorialidades coletivas e socialmente complexas que desafiam ferramentas analíticas consolidadas e questionam métodos, procedimentos, processos e representações das ciências do espaço.

A ideia da trigésima edição da Revista PIXO, com o tema TRANScidade, surge para colaborar com um processo de TRANSformação ainda incipiente, no campo dos estudos urbanos vinculados à arquitetura e ao urbanismo no Brasil, de produção de pesquisas que consideram os gêneros e as sexualidades fora da norma cisheterocentrada enquanto construções sociais articuladoras de coletividades e de territorialidades específicas, intrinsecamente ligadas às expressões corporais e formas relacionais dos sujeitos que vivenciam tais territórios cotidianamente. 

Nos propomos com esta edição, articular pensamentos diversos (não apenas acadêmicos) que apresentem ou colaborem com o desenvolvimento de ferramentas teóricas e metodológicas para uma análise consubstanciada das relações complexas entre territórios urbanos e as coletividades sexo/gênero dissidentes que os ocupam. Para tanto, buscamos por contribuições oriundas de diversas áreas do conhecimento que tenham como foco a política do presente urbano que deriva da densidade e diversidade social e histórica constituinte do espaço citadino. Contribuições fabuladas de forma multidisciplinar que valoriza a experiência corporal da cidade como caminho a ser trilhado pela produção de um saber urbano articulado em parceria com formas de vidas sexo-gênero diversas que, ao acontecerem, criam seus territórios ao mesmo tempo que questionam e subvertem lógicas hegemônicas da reprodução capitalista do espaço urbano.

A submissão de trabalhos, necessariamente inéditos, deverá ser feita pelo sistema https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/index, cadastrando-se como autor, entre os dias 25 de março e 3 de junho de 2024. A edição temática "TRANScidade" é dirigida pelos professores Eduardo Rocha [UFPel] e Eduardo Rocha Lima [UFBA], podendo ser submetidos artigos e ensaios, resenhas, processos e projetos, traduções e parede branca (ensaios livres).