POLÍMATA

ENTRE SOPA DE LETRINHAS E ALEP

  • Teresa Lenzi
Palavras-chave: Arte-educação, Artes visuais, Formação docente e artística

Resumo

Este trabalho se baseia na transcrição adaptada da conversa ocorrida no âmbito da atividade vir tual PPGAVI Convida (UFPel, 2020), cujo objetivo foi ref letir sobre a formação dos professores e atores culturais promovida pelas universidades e instituições culturais brasileiras. Desde a amplitude dos fazeres acadêmicos pergunto: professor, pesquisador, pensador e criador, af inal quem é o que somos? Da mesma maneira indago-me sobre a realidade do ensino de Ar te nas diferentes instâncias formadoras e a coerência entre prática e teorias fundacionais da Educação e da Ar te; e reivindico a manutenção da autocrítica, tanto em âmbito pessoal quanto institucional, de nossos perfazeres e nossas estruturas educacionais e artístico-culturais como dispositivos indispensáveis à saúde dessa área do conhecimento. A reflexão se articula em três momentos: uma introdução históricoacadêmica pessoal em relação ao seu contexto histórico; um resumo da trajetória pessoal em diálogo com a consolidação dos cursos de Artes no Brasil nas últimas décadas do século XX; por último, a retomada das questões motivadoras da conversa com o propósito de provocar uma discussão e reflexão coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-17
Seção
ARTIGOS Dossiê WebNário PPGAVI CONVIDA