Rede Rizoma:

Coletivo de produtores de pequena escala e de Grupos de Consumo Responsável da Região Sul do Rio Grande do Sul

  • Lucia de Fatima Socoowski de Anello
  • Lucia Regina Nobre
  • Maria Angelica Machado Braga
Palavras-chave: rede rizoma, economia popular solidária, grupo de consumo responsável, produtores de pequena escala

Resumo

O modo de produção capitalista desumanizante, com suas ações e contradições, força os trabalhadores a enfrentá-lo construindo formas humanizantes de desenvolver a produção, a comercialização e o consumo. Tais formas se caracterizam como movimentos sociais contra hegemônicos, para enfrentar este sistema. Nosso trabalho visa entender esse processo social e contribuir para fortalecer os coletivos. Desta forma, surge a Rede Rizoma, coletivo constituído por Grupos de Consumo Responsável (GCR) e produtores de pequena escala que seguem a lógica da Economia Popular Solidária (EPS), localizados na Região Sul do Rio Grande do Sul. Este artigo busca apresentar a Rede Rizoma como uma experiência concreta e contra hegemônica. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, documental e de trabalhos acadêmicos, bem como relatórios da observação participante. Os resultados encontrados são que a prática dos envolvidos na Rede Rizoma é um coletivo de coletivos que busca uma outra forma de produção, comercialização e consumo, e desta forma ir ao encontro da emancipação e da transformação dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia de Fatima Socoowski de Anello

Doutora em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grade (FURG) e Professora do PPG em Ed. Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande.

Lucia Regina Nobre

Mestre em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grade (FURG) e coordenadora no NUDESE.

Maria Angelica Machado Braga

Mestranda em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grade (FURG) e consultora no NUDESE.

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. CHAMADA MCTI-SECIS/MTE-SENAES/CNPq Nº 21/2015. Projeto: Rede Rizoma – circuito local de comércio justo na Região Sul do Rio Grande do Sul (Incubadora TECSOL-UFPel). Pelotas/RS, 2017.

BRASIL. Emenda Parlamentar nº 28620011 EIND. Autor: Deputado Federal Elvino Bohn Gass (PT / RS). Projeto de Extensão Incubação da Rede Rizoma - circuito local de comércio justo na região sul do RS. Pelotas, 2019.

GADOTTI, Moacir. Economia solidária como práxis pedagógica / Moacir Gadotti. -- São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

INSTITUTO KAIRÓS. Levantamento do Perfil dos Grupos de Consumo no Brasil: Consumo como intervenção - Um olhar sobre as experiências de consumo coletivo no Brasil. São Paulo, 2010

INSTITUTO KAIRÓS; PISTELLI, Renata de Salles S. e MASCARENHAS, Thaís Silva. Organização de Grupos de Consumo Sustentável: Caminhos para práticas de consumo responsável. [Elaboração de textos] Renata de Salles Pistelli e Thaís Silva Mascarenhas. São Paulo: Instituto Kairós, 2011.

SINGER, P. Introdução a Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

KRÜGER, Felipe Ribas; MONTEIRO Vitor Abel; VICTÓRIA Lia Beatriz Gomes. Rizoma Bem Da Terra – Rede Microrregional De Distribuição para o Comércio Justo e Solidário. III Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) / 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão: UFPEL/ 2016.

Publicado
2022-12-31
Seção
Dossiê: Economia solidária, agroecologia e soberania alimentar