PROTAGONISMO ESTATAL NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Résumé

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito do protagonismo estatal, especialmente das universidades federais, na oferta de psicoterapia online durante o período da pandemia de COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Durante este período, tanto pelos efeitos da própria doença quanto pelas vicissitudes das medidas de contingenciamento para evitar sua disseminação, os níveis de sofrimento psicológico da população aumentaram. Ainda que necessárias, as medidas de distanciamento social, especialmente ao indicarem a interrupção dos atendimentos presenciais ambulatoriais em saúde mental, aumentaram as barreiras para o acesso a tais serviços. A partir de uma “revisão narrativa”, apresentaremos exemplos que destacam o protagonismo estatal no atendimento a essa realidade. Descreveremos particularmente o Projeto CUIDAR, desenvolvido por um grupo de professores, psicólogos técnicos-administrativos em educação e psicólogos voluntários, todos vinculados ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com o objetivo de oferecer um serviço de atendimento psicológico remoto emergencial gratuito no contexto da pandemia de COVID-19. A partir desses dados, refletiremos sobre este projeto no contexto das demais experiências de mesmo tipo desenvolvidas no período, concluindo pela evidenciação do protagonismo das ações estatais, especialmente em nível municipal e federal, no atendimento psicológico online no período da pandemia.

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Bibliographies de l'auteur

Ana Furlong Antochevis, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande-RS, Brasil.

Doutoranda em Educação Amiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental/PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande/FURG; Mestranda em Estado, Gobierno y Politicas Publicas pela Faculdade Latinoamericana de Cencias Sociais/FLACSO; Mestre em Educação Ambiental pelo PPGEA da FURG; Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas/UCPel.

Lauro Miranda Demenech, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande-RS, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande/FURG; Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciencias da Saúde/PPGCS da FURG; Mestre em Saúde Pública pelo PPGSP da FURG; Graduado em Psicologia pela FURG.

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Publiée
2023-05-22