DIVERGÊNCIAS SOBRE O ENSAIO RECONECTAR A EDUCAÇÃO FÍSICA À ESCOLA: UM DESAFIO PÓS-PANDÊMICO

Palavras-chave: Educação física escolar, Cultura corporal do movimento, História da educação física, Pedagogia da educação física, Pandemia de covid-19

Resumo

Este ensaio é um contraponto ao texto“Reconectar a Educação Física à escola: um desafio pós-pandêmico” de autoria de Márcio Coelho, Luciana Nunes,Leandro Rocha, Samuel de Araújo e Fabiano Bossle, publicado na Revista Pensar a Prática, 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.72512. Considerando a relevância do tema, que trata das práticas pedagógicas passíveis de legitimar o papel da Educação Física no currículo escolar em período pós-pandêmico e, considerando, que minhas convicções pedagógicas não coincidem com a dos autores, pretendo destacar um conjunto de divergências que considero relevantes para explicitar nossos diferentes pontos de vista. Divergência 1: Do lugar de fala: interpretações distintas e contraditórias sobre o significado
de Cultura Corporal do Movimento; Divergência 2: Sobre a história da Educação Física escolar; Divergência 3: Sobre o conhecimento; Divergência 4: A Prática pela prática; e Divergência 5: Reconectar a educação física à escola: um desafio pós-pandêmico.

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Biografia do Autor

Adroaldo Gaya, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Educação física e Livre Docente em Treinamento Desportivo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985) e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (1994). Professor titular aposentado e professor convidado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de epistemologia e metodologia da pesquisa em educação física e ciências do esporte em cursos de graduação e pós-graduação.

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Publicado
2023-05-24