DIVERGÊNCIAS SOBRE O ENSAIO RECONECTAR A EDUCAÇÃO FÍSICA À ESCOLA

UM DESAFIO PÓS-PANDÊMICO

  • Adroaldo Gaya
Palavras-chave: Educação física escolar, Cultura corporal do movimento, História da educação física, Pedagogia da educação física, Pandemia de covid-19

Resumo

Este ensaio é um contraponto ao texto“Reconectar a Educação Física à escola: um desafio
pós-pandêmico” de autoria de Márcio Coelho, Luciana Nunes,Leandro Rocha, Samuel de Araújo
e Fabiano Bossle, publicado na Revista Pensar a Prática, 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.72512.
Considerando a relevância do tema, que trata das práticas pedagógicas passíveis de legitimar
o papel da Educação Física no currículo escolar em período pós-pandêmico e, considerando,
que minhas convicções pedagógicas não coincidem com a dos autores, pretendo destacar um
conjunto de divergências que considero relevantes para explicitar nossos diferentes pontos de
vista. Divergência 1: Do lugar de fala: interpretações distintas e contraditórias sobre o significado
de Cultura Corporal do Movimento; Divergência 2: Sobre a história da Educação Física escolar;
Divergência 3: Sobre o conhecimento; Divergência 4: A Prática pela prática; e Divergência 5:
Reconectar a educação física à escola: um desafio pós-pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-05-24