PROJETO CARINHO

CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Thábata Viviane Brandão Gomes
  • Naiélen Rodrigues Silveira
  • Mylena Rocha de Farias
  • Victória Fernandes Nascente
  • Rodolfo Novellino Benda
Palavras-chave: Extensão, Universidade, Pessoas com deficiência, Educação física

Resumo

Os projetos de extensão têm sido considerados como uma das formas de produção acadêmica na Universidade, ampliando as possibilidades de inserção na sociedade e promover o encontro do estudante com a realidade durante sua formação profissional. Na Universidade Federal de Pelotas, o Projeto Carinho atua junto a pessoas com deficiência com a promoção de atividades motoras e culturais. Investigou-se neste estudo o impacto da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas com deficiência para a formação profissional em Educação Física. Nove estudantes e profissionais que participaram como monitores deste projeto de extensão compuseram a amostra do estudo. Os participantes redigiram um depoimento sobre
a sua participação no Projeto Carinho e como ela impactou na sua formação profissional. Os resultados foram analisados destacando temas comuns emergentes nos depoimentos. Discutiu-se o papel de projetos de extensão como ferramentas efetivas para o aprofundamento teórico e o enfrentamento da realidade, como também destacou-se o papel formativo de projetos de extensão junto a pessoas com deficiência. Concluiu-se que a participação neste projeto de extensão conduziu a formação de profissionais com competência para atuar com pessoas com deficiência e a formação de cidadãos que valorizam a participação das pessoas com deficiência integrada à sociedade.

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Publicado
2023-05-22