IMAGENS EM AÇÃO NA DANÇA E NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIAMANTINA-MG

  • Cíntia Regina de Fátima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Votuporanga-SP. Brasil.
  • Danieli Alves Pereira Marques Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.
  • Gilbert de Oliveira Santos Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.
  • Jhonathan Rocha Andrade Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.
  • Jessé Pereira da Silva Gonçalves Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.
Palavras-chave: Dança, Extensão, Imagem

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as memórias visuais do projeto poéticas do corpo, uma ação de extensão e cultura universitária em Diamantina-MG. As imagens, conectando-se às reflexões sobre dança e ensino desenvolvidas, oferecem ao leitor outra possibilidade de acesso às experiências corporais, realçando, sobretudo, a camada da dimensão sensível do gesto. Almejando vivenciar a dança na perspectiva da linguagem, o projeto fundamentou-se, especialmente, nos princípios de Laban, a partir dos estudos de Marques (2010). Os registros comunicam sobre o processo pedagógico, conduzido com ênfase na dimensão da pesquisa gestual, considerando as qualidades expressivas do movimento e a relação do corpo com o espaço. Ao possibilitar o conhecimento a esse acervo, de caráter artístico, também se tem a intenção de sensibilizar o leitor através da contemplação, que pode despertar inúmeras sensações, emoções e percepções individuais. Reflexões sobre os processos criativos em dança e propostas artísticas contemporâneas que inspiraram as práticas de ensino do projeto sustentam as discussões deste ensaio. Enfatiza-se a importância das ações extensionistas nas universidades, assim como a necessidade de espaços em que tais experiências possam ser compartilhadas e valorizadas no meio científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Regina de Fátima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Votuporanga-SP. Brasil.

Prof.ª Dr.ª do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Votuporanga-SP.

Danieli Alves Pereira Marques, Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.

Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina-MG.

Gilbert de Oliveira Santos, Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.

Prof. Dr. da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina-MG.

Jhonathan Rocha Andrade, Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina-MG.

Jessé Pereira da Silva Gonçalves, Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina-MG.

Referências

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GIL, José. Movimento total:o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GONÇALVES, Jessé Pereira da Silva; ANDRADE, Jhonathan Rocha. O ensino da dança: um relato de experiência do projeto de extensão e cultura poéticas do corpo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física)- Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2022.

LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MADUREIRA, José Rafael. O modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick no contexto de ensino de dança. Repertório, Salvador, ano 22, n. 33, p. 137-157, 2019. Disponível em:https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/32011. Acesso em: 1 jul. 2022.

MARQUES, Isabel. Linguagem da dança:arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

ZANCAN, RubianeFalkenberg.O espectador na dança: um estudo de recepção aplicada. 2018, Tese (Doutorado em Artes Cênicas) -Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

Publicado
2022-09-22
Seção
Memória Visual de Extensão