https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/issue/feedCadernos de Educação2024-04-24T11:55:38-03:00Cadernos de Educaçãocadernosdeeducacao@gmail.comOpen Journal Systems<p><span lang="PT">Cadernos de educação</span><span class="apple-converted-space"><span lang="PT"> </span></span><span lang="PT">é uma publicação semestral da Faculdade de Educação (FAE) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Criada em 1992, buscou sempre desempenhar a tarefa de socializar conhecimentos relevantes, produzidos nos níveis local, nacional e internacional. A partir do quadragésimo quarto número, em 2013,<span class="apple-converted-space"> </span>Cadernos de Educação</span><span class="apple-converted-space"><span lang="PT"> </span></span><span lang="PT">converteu-se em uma publicação exclusivamente eletrônica, garantindo seu funcionamento e sua continuidade como meio de divulgação científica e acadêmica na área da educação.</span></p> <p><span lang="PT">As submissões estão sendo recebidas através do link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions</span></p>https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5714UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA A PARTIR DE UMA REFLEXÃO CINEMATOGRÁFICA2023-09-28T14:47:53-03:00Mirela Lopes de Castromirelalopes@ufpe.brTícia Cassiany Ferro Cavalcanteticia.cavalcante@ufpe.brViviany Andrea Meireles Alvesviviany.meireles@ufpe.br<p>Este artigo trata de uma análise do filme “Como estrelas na terra toda criança é especial” a partir de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e o olhar de afetividade do professor voltadas para as crianças com dislexia, relacionando-se com o contexto educacional brasileiro. Apresentamos as práticas pedagógicas que Nikumbh, professor de Ishaan, utiliza com o menino, trazendo a relevância de práticas específicas para as crianças com dislexia. Destacamos que a temática dislexia precisa ser amplamente discutida no âmbito educacional, para que comece a existir um olhar mais atento às especificidades desse público.</p>Copyright (c) https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5715DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A RELAÇÃO CURRÍCULO-FRACASSO ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO2023-09-28T14:47:53-03:00Júlio César Maiajcesarm@outlook.com<p>estudo objetiva justapor currículo e o fenômeno fracasso escolar. Lança mão de três seções orientadas: i) à compreensão da teoria da carência cultural na particularidade das décadas 1960 e 1970; ii) à demarcação do teor das respostas assumidas pelos teóricos curriculistas norte-americanos tanto à ideia de currículo técnico-linear quanto ao sentido depositado sobre a tese da carência cultural e; iii) à apreensão de um movimento de atualização da teoria da carência cultural a partir da síntese diferença cultural. Conclui-se que a desobrigação do organismo escolar pelo fracasso da escola é compartilhada por ambas as teorias investigadas.</p>Copyright (c) https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5704BANCO MUNDIAL E EDUCAÇÃO2023-09-28T14:47:53-03:00Ivanilso Santos da Silvaivanilsosantos@yahoo.com.br<p>Este trabalho discute o panorama da produção acadêmica sobre o Banco Mundial e Educação desde uma abordagem bibliométrica. Elegeu-se como fonte secundária de busca a base de dados Scopus. O banco de dados resultante da busca foi refinado em três etapas: a) análise dos títulos, b) número de citações e c) disponibilidade dos artigos para acesso gratuito, resultando num corpus N=56. A análise deu-se a partir de critérios de atividade científica dos autores, impacto das produções e associações temáticas, apoiando-se no processamento dos dados através do Software VOSviewer. Os resultados expressos em forma de distribuição cronológica, principais interrelações temáticas e identificação de redes de autoria e influência constituem-se em importantes contribuições deste estudo.</p>Copyright (c) https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5706CAIXA ESCOLAR E MERENDA2023-09-28T14:47:53-03:00Débora Ferreira Borges Barbosadeboraborges@outlook.comAdemilson Batista Paesademilson@uems.br<p>Este artigo tem como objetivo fulgurar o papel da caixa escolar como pilar na aquisição de subsídios para a manutenção da oferta alimentar na escola pública no período em que a merenda escolar ainda não havia sido instaurada e posteriormente como a entidade se manteve atuante nesse cenário. Apresenta-se uma abordagem na qual o Grupo Escolar Santo Antônio, em Itapagipe, MG, é espaço para a materialização da proposta. Para tanto, utilizaremos documentos e registros sobre a associação local e ainda entrevistas com antigas merendeiras que trabalharam no Grupo Escolar. Explicita-se, além da importância social da caixa escolar, a inestimável participação comunitária na corporificação da distribuição de víveres aos estudantes.</p>Copyright (c) https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5707 PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE PROFESSORES INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL2023-09-28T14:47:53-03:00Maévi Anabel Nonomaevi.nono@unesp.br<p>Apresenta-se, por meio de pesquisa bibliográfica, um mapeamento de estudos produzidos no Brasil, no período 1996-2018, que tratam da temática dos professores iniciantes na Educação Infantil. Buscou-se evidenciar contribuições desses estudos para subsidiar programas de apoio aos docentes que ingressam na profissão em creches e pré-escolas. De modo geral, as pesquisas analisadas trazem contribuições para compreensão de aspectos relacionados às vivências de docentes que ingressam na carreira na Educação Infantil. O levantamento indica a necessidade de estudos que investiguem programas de inserção à docência na Educação Infantil.</p>Copyright (c) https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5708RISO E CARNAVALIZAÇÃO NO TEMPO-ESPAÇO DA SALA DE AUIA2023-09-28T14:47:53-03:00Juliana Soares de Oliveirauliana.oliveira@ifam.edu.brAna Lúcia Horta Nogueiraalhnog@unicamp.br<p>O artigo problematiza o riso em sala de aula, considerando as entonações discursivas das/dos jovens carregadas de ironia e escárnio. Tomamos emprestado da análise literária de Bakhtin sobre a obra de Rabelais suas proposições sobre o carnaval popular. Por meio de abordagem dialógica do discurso, retomamos dados de pesquisa realizada em uma escola municipal da periferia de Campinas-SP. A análise explicita como as situações de riso e humor atuam questionando e subvertendo a ordem hegemônica e colocam em debate diferentes posições ideológicas. Deste modo, o tempo-espaço escolar é vivido como um cronotopo carnavalesco da sala de aula, possibilitando que as/os jovens pensem sobre o cotidiano enquanto projetam um mundo utópico.</p>Copyright (c) https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5709O PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO PARTE DO APRENDER A SER PROFESSOR2023-09-28T14:47:53-03:00Bárbara Larissa Braz de Melobrazbarbara05@gmail.comJuliana Ribeiro do Carmo Freitasjulianarcfreitas@gmail.comLívia Suassunalivia.suassuna@ufpe.br<p>Neste trabalho, objetivamos analisar como egressos de um curso de licenciatura em Letras abordam o planejamento de ensino em seus projetos e relatórios de estágio. A investigação, do tipo qualitativa, interpretativa e documental, teve como corpus projetos e relatórios de estágio de 12 sujeitos. Concluímos que os egressos: mapearam o contexto de atuação; valeram-se de diferentes fontes para estabelecer os conteúdos a ensinar; estabeleceram parcerias com os professores supervisores; não usaram o livro didático como base do planejamento; tiveram que fazer modificações no projeto inicial; e reafirmaram o valor e o papel do planejamento para sua atuação.</p>Copyright (c) https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6374ANÁLISE ORTOGRÁFICA EM TEXTOS DO ENEM2023-09-28T14:47:53-03:00Daniela Mara Lima Oliveira Guimarãesdaniolive@yahoo.com.brAna Luiza de Souza Coutoannaluizasouzacouto@hotmail.comLuíza Vignoli Lacerdaluizavignoli@hotmail.com<p>O objetivo deste artigo é identificar, categorizar e quantificar erros ortográficos em redações de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Como metodologia, foi utilizada a abordagem quali-quantitativa (PAIVA, 2019). O arcabouço teórico desta pesquisa foi pautado na Teoria da Integração de Múltiplos Padrões – IMP (TREIMAN; KESSLER, 2014; 2021). Como resultados, foram encontrados erros ortográficos nos níveis segmental e suprassegmental. Tais erros apontam para a necessidade de se trabalhar com a ortografia por meio de práticas didáticas sistematizadas e reflexivas que levam o aluno a refletir sobre a própria língua.</p>Copyright (c) https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6603REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA AUTORAL ACADÊMICA:2023-09-28T14:47:53-03:00Leandro Barreto Dutraldutra@uea.edu.brElizabeth Antonia Leonel de Moraes Martinesbethmartines@gmail.com<p>O objetivo é repensar a questão autoral nas produções acadêmicas e de nós mesmos e para tal fez-se uso da escrita ensaísta na política da narratividade. Foi produzido um conceito-abrigo temporário que se denominou de: antropofagia endossimbiótica baseando-se no conceito antropofágico social alinhavado à endossimbiose biológica. Espera-se ter acrescentado linhas no tecido teórico produzido junto à comunidade científica como também provocado outras reflexões para novas e pujantes pesquisas.</p>2023-06-12T09:42:26-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6689EXPERIÊNCIAS COM O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2023-09-28T14:47:52-03:00Leonardo Leonardo de Carvalho Duartelcduarte@uefs.brMarcos Garcia Neiramgneira@usp.br<p>Este estudo teve como objetivo analisar experiências documentadas com o currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil, no repositório do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF/FE-USP). Trata-se de pesquisa bibliográfica na qual se realizou um gesto descritivo-analítico a partir de quatro capítulos de livros, duas dissertações, uma tese e 16 relatos de prática, produzidos entre 2006 e 2021, disponíveis nesse repositório . Os resultados evidenciam experiências próximas das proposições contemporâneas dos estudos sociais da infância que posicionam bebês e crianças pequenas como produtoras de cultura, sujeitos sociais com direitos que podem/devem ser escutados e ter suas vozes consideradas na sociedade e nas práticas educacionais.</p>2023-07-10T11:37:33-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6690A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EM POSIÇÕES DE DESTAQUES NA CARREIRA CIENTÍFICA2023-09-28T14:47:52-03:00Aparecida da Silva Xavier Barrosaparecidaxbarros@hotmail.comThelma Panerai Alvestpanerai@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: Arial;">Apesar de participarem das várias ciências, as mulheres continuam minoritárias em posições de poder e reconhecimento, em qualquer que seja a área em que atuam. Dessa forma, o objetivo deste ensaio é apresentar um panorama da participação das mulheres em algumas posições nas áreas de matemática, física e química, no mundo e no Brasil, além de reflexões sobre os desafios enfrentados por elas ao longo das suas carreiras científicas.</span></p>2023-07-10T11:52:50-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6844A AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM UM EVENTO VIRTUAL SOBRE EDUCAÇÃO2023-09-28T14:47:50-03:00Luciana Tavares Perdigão lucianaperdigao@id.uff.brFelipe Vieira Monteiro consultorfelipemonteiro@gmail.comEdiclea Mascarenhas Fernandesprofessoraediclea.uerj@gmail.com<p>Este relato apresenta as etapas da produção da audiodescrição, a importância da consultoria de uma pessoa com deficiência visual e a dinâmica da comissão de acessibilidade da 14<sup>a</sup> Reunião da ANPEd – Sudeste - Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia. A metodologia descritiva identificou as necessidades de adaptação dos instrumentos de divulgação e realização do evento, tais como a acessibilização do <em>site</em> e dos vídeos de divulgação, além dos <em>cards</em> informativos e das capas dos livros para o lançamento. Consideramos que trabalhar com os recursos de acessibilidade desde o planejamento do evento é um avanço rumo à inclusão de pessoas com deficiência.</p>2023-08-30T10:39:19-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5705UM CONVITE AO BRINCAR2023-09-28T14:47:53-03:00Samara Queiroz do Nascimento Florênciosamara.qnf2@gmail.comJosiane Barbosa de Vasconcelosjosianebarbosapst2010@gmail.comIsnaldo Florêncio Araújo Júniorisnaldojunior@gmail.com<p>Este texto é uma resenha crítica do livro ‘Educação Física pela Pedagogia da Corporeidade: um convite ao brincar’, de autoria de Pierre Normando Gomes-da-Silva, autor que vem abordando a Educação Física por meio da linguagem pragmática e ontológica e que teoriza a Pedagogia da Corporeidade como um método de ensino e de pesquisa, que pode ser aplicado na educação e na saúde. O livro é um convite para que os professores leitores o acompanhem na brincadeira de ensinar, de modo mais criativo e saudável.</p>Copyright (c) https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6725RESENHA 2023-09-28T14:47:50-03:00Hesley Sant’ana Salustianohesleysantana@hotmail.com<p>Resenha do livro intitulado “Cultura Escolar em Perspectiva Democrática: saberes e práticas”.</p>2023-07-17T09:35:27-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6724APRESENTAÇÃO2023-09-28T14:47:50-03:00José Edimar de Souzajesouza1@ucs.brFabiano Quadros Rückertfabianoqr@yahoo.com.brRodrigo Luís dos Santosrluis.historia@gmail.com<p>Investigar instituições representa compreendê-las nas suas mais complexas relações sociais. Como o próprio termo indica, se refere ao instituído, trata-se de entidades que asseguram elementos centrais de uma sociedade e que se identificam em diferentes áreas que compõem o tecido social, como política, economia, cultura e a educação. O dossiê propõe acolher pesquisas que analisam os processos de transformações ocorridas no campo da historiografia da educação, as perspectivas teóricas e metodológicas no procedimento de pesquisas sobre instituições escolares e o patrimônio cultural e histórico educativo. Nesse sentido, as investigações que analisam práticas e culturas desenvolvidos em distintos espaços e tempos, a continuidade e descontinuidade dos processos de escolarização formal desenvolvidos em: colégios, grupos escolares, escolas étnicas e comunitárias, escolas isoladas; bem como se interessa pelos estudos do cotidiano, dos modos de fazer, de organizar e ainda das relações entre cultura da escola e cultura material escolar; dos fundamentos da Cultura Escolar; das contribuições da Cultura Escolar no ensino e na pesquisa histórica como produção de memória e do patrimônio histórico, cultural e educativo. Além disso, serão recebidos artigos que compreendam o patrimônio como bens culturais, uma vez que se encontram em constante processo de construção e reconstrução, compreendendo os usos, expressões, conhecimentos, técnicas, objetos, artefatos que produzem os diferentes grupos sociais na vida em comunidade.</p>2023-07-17T09:21:06-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6726ENTREVISTA2023-09-28T14:47:50-03:00José Edimar de Souzajesouza1@ucs.br<p>Entrevista com o professor Óscar Saldarriaga Vélez.</p>2023-07-17T11:21:33-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6699PARA QUAL ESCOLA VOCÊ DEVE ENVIAR OS SEUS FILHOS?2023-09-28T14:47:52-03:00Maria Angela Peter da Fonsecampeterdafonseca@gmail.comElomar Antonio Callegaro Tambaratambara@ufpel.edu.br<p>O objetivo deste artigo é mapear comportamentos doutrinários, ideológicos, e pedagógicos presentes na cultura escolar de duas <em>Deutsche Schulen</em> (Escolas Alemãs) urbanas, instituições escolares localizadas nas cidades de Pelotas, Brasil e Buenos Aires, Argentina (1900-1930). As fontes principais são Relatórios de Jubileus Comemorativos das duas instituições. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa que utiliza os referenciais teóricos-epistemológicos da História Cultural e História Conectada. Cultura escolar e tradições étnicas com vistas à continuidade do <em>Deutschtum </em>mesclaram-se sincronicamente ao cotidiano de alunos teuto-brasileiros e teuto-argentinos no início do século XX.</p>2023-07-14T14:25:33-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6700IMPRESSOS ESCOLARES E A RELIGIÃO CATÓLICA:2023-09-28T14:47:52-03:00Cristian Lopez Gomescristian.gomes@ufms.brJacira Helena do Valle Pereira Assisjpereira.dou@terra.com.br<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma revisão sistemática no campo da História da Educação, referente a impressos escolares e sua vinculação com a religião católica. Na produção científica levantada, foram analisados os referenciais teóricos adotados, o enfoque dado e as regiões do país que abordavam essa temática. Na presente investigação, optou-se pela utilização do software de revisão sistemática Sumarize. Os resultados sinalizam que os referenciais mais mobilizados foram vinculados à História Cultural, e há forte presença dos conteúdos informados por uma perspectiva católica nos impressos escolares, sendo que essa concentração é maior na região sul do país.</span></p>2023-07-14T14:43:56-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6701CAMPANHA PRÓ-EDUCAÇÃO E A FRENTE NEGRA PELOTENSE:2023-09-28T14:47:52-03:00Natália Garcia Pintonataliag.pinto@gmail.comAdriana Adriana Duarte Leonadriana.adrileon@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O presente artigo investiga a Campanha Pró-Educação veiculada no periódico da imprensa negra local <em>A Alvorada</em> no período de 1933-1936. O trabalho tem o propósito de discutir o direito à educação pelo viés da luta empreendida pelas associações negras da cidade de Pelotas frente a uma política de exclusão social e racial da população afrodescendente nas escolas. Foi possível verificar que a campanha foi arquitetada pelos jornalistas negros e pela Frente Negra pelotense com o objetivo de criar escolas e auxiliar financeiramente os pais que não conseguiam matricular seus filhos nas escolas do município. </span></p>2023-07-14T15:03:51-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6702O GRUPO ESCOLAR PROFESSORA MARIA EDITH SELBACH E OS EXAMES FINAIS (1934-1945)2023-09-28T14:47:51-03:00Fernanda Rodrigues ZanattaFRZanatta@ucs.brTerciane Ângela Luchesetaluches@ucs.br<p>O presente artigo analisou a cultura escolar a partir dos exames finais no Grupo Escolar Professora Maria Edith Selbach, da Vila Barão, na época município de Montenegro/RS entre os anos de 1937 a 1945. O principal objetivo foi averiguar as práticas atribuídas, no que diz respeito aos saberes e rituais dos exames finais. As fontes foram livros e atas redigidas por diretores e professores. Conclui-se que o grupo foi marcado por práticas avaliativas aplicadas trimestralmente e ao final do ano, por meio dos exames finais. Os estudantes que obtinham resultados de destaque eram premiados.</p>2023-07-14T15:27:16-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6703OS GRUPOS ESCOLARES:2023-09-28T14:47:51-03:00Samanta Vanzsvanz1@ucs.brJosé Edimar de Souzajesouza1@ucs.br<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O presente trabalho apresenta um estudo de revisão de literatura realizado em periódicos de História da Educação, História e Educação com a temática acerca dos grupos escolares. Foram pesquisados textos entre 2010 e 2020, e a sistematização das informações encontradas permitiu elaborar uma visão a respeito das possibilidades de pesquisa, de metodologia e de fontes utilizadas em pesquisas sobre os grupos escolares.</span></p>2023-07-14T15:48:09-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6704O GYMNASIO DA BAHIA: 2023-09-28T14:47:51-03:00Iure Alcântara dos Santos Barrosiurealcantara@gmail.comCíntia Borges de Almeidacbalmeida@uesc.br<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">À luz da História Cultural, a pesquisa documental buscou historicizar a institucionalização do Gymnasio da Bahia, que foi construído com o objetivo de atender aos anseios políticos e educacionais de uma elite baiana, refletindo a respeito dos discursos dos sujeitos que circularam nos jornais e livros em torno da instituição como um espaço culto do saber, popularmente conhecido como “lugar de prêmios e galardões”. A análise da criação e do percurso institucional permite pensarmos o contexto baiano e a sua população em formação via defesa do ensino secundário como condição de prestígio, distinção e pertencimento social.</span></p>2023-07-14T16:03:50-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6705ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA:2023-09-28T14:47:51-03:00Franciele Fraga Pereirafranfragap@gmail.comAdriana Duarte Leonadriana.adrileon@gmail.com<p>O presente estudo analisa o Curso Técnico em Edificações, do IFSul Campus Jaguarão. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa e utilizou da análise documental e do contato com os egressos para compreensão da problemática estabelecida. Os resultados do trabalho corroboram com a incumbência firmada entre instituto e comunidade local de formar profissionais sensíveis à temática do patrimônio cultural, demanda estabelecida pela população em audiências públicas prévias à instalação do Campus na cidade.</p>2023-07-14T16:18:08-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6706FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO:2023-09-28T14:47:51-03:00Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredotulio.figueiredo@ifmt.edu.brNilce Vieira Campos Ferreiranilcevieiraufmt@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Analisamos a formação de professores na Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT) entre os anos de 1984 e 1989, particularmente as licenciaturas denominadas de Curso Esquema I e Curso Esquema II, discutindo o caráter legal e burocrático dessas formações. Acessamos legislações e processos administrativos expedidos pelo governo brasileiro, e que foram analisados na perspectiva teórica-metodológica da História Nova. Apontamos três turmas dos Cursos Esquema I e II que foram cursadas por docentes da ETFMT e evidenciamos o currículo, as habilitações e as condições da oferta dessas licenciaturas na instituição investigada. </span></p>2023-07-14T16:32:56-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6707PROFESSORES, GESTORES E A PRODUÇÃO DA FACULDADE DE FILOSFIA DE NATAL E DE SEU CURSO DE HISTÓRIA (1955-1956)2023-09-28T14:47:51-03:00Clivya da Silveira Nobreclivyahistoria@gmail.com<p>O objetivo do artigo foi analisar as ações dos professores e gestores ao produzir o espaço institucional da Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN) e de seu Curso de História, entre 1955 e 1956. Foi mobilizada a metodologia da análise qualitativa dos documentos administrativos da instituição. Foram operacionalizados os conceitos de <em>produção de espaço</em> (LEFEBVRE, 2013), <em>sociabilidade</em> (SIRINELLI, 1986) e <em>intelectual</em> (SIRINELLI, 2003). Identificou-se o perfil social e político dos professores e gestores, formação, atuação profissional, agremiações culturais que integraram, e a influência destes aspectos no currículo do Curso de História e nas diretrizes institucionais da FAFIN.</p>2023-07-14T16:47:41-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6708O ACERVO MEMÓRIA DOCUMENTAL DA CIDADE DE SÃO PAULO: 2023-09-28T14:47:51-03:00Eduardo Bezerra de Souza edu10puntos@gmail.com<p>O objetivo do artigo é problematizar o papel dos artefatos escolares na constituição da memória e identidade da escola paulistana. Toma-se como objeto o acervo histórico da Memória Documental, da Secretaria Municipal de Educação que mantém uma valiosa massa documental sobre a história da Educação da cidade de São Paulo desde a década de 1930. Os procedimentos metodológicos ancoram-se na História da Cultura Material. O provimento encontrado neste acervo emerge como patrimônio cultural, herança e memória de algo que se consolidou ao longo do tempo e que referencia a identidade da escola no município de São Paulo.</p>2023-07-14T16:59:49-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6710PATRIMÔNIO HISTÓRICO- EDUCATIVO2023-09-28T14:47:50-03:00Peterson Mendes Paulino peterson.paulino@unifesp.brDilma Antunes Silva ntunes.dilma@unifesp.brAna Paula Santiago do Nascimentona.santiago@unifesp.br<p>Este artigo resulta de um Projeto de Extensão que teve como mote a celebração dos 50 anos do Núcleo de Educação Infantil – Escola Paulistinha de Educação, da Universidade Federal de São Paulo, em que propuséramos uma discussão sobre o processo de (re)construção histórica do patrimônio educativo dessa instituição. Para tanto, apresentamos um conjunto de materiais portadores de memória que, ao serem analisados crítica e reflexivamente, oferecem indícios sobre o funcionamento da escola, suas principais mudanças e permanências, sobre quem eram e como se relacionam seus sujeitos, e ratificam a importância da guarda e preservação da memória de instituições escolares</p>2023-07-17T09:06:29-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6714DE COMUNIDADE INFANTIL À PAULISTINHA: 2023-09-28T14:47:51-03:00Rosana Carla de Oliveirarosanatts1@gmail.comClaudia Panizzoloclaudia.panizzolo@unifesp.br<p>O objetivo deste artigo é discutir a institucionalização da primeira creche universitária federal criada no Brasil em 1971, nascida como<em> Comunidade Infantil e </em>hoje chamada de <em>Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação</em>. Toma como fontes documentais manuais, livros e entrevistas. Ancorado nas contribuições da História da Educação e na História das Instituições Escolares, apoia-se em uma investigação das ações específicas, que em relação com a sociedade produz sua existência material, assim, recriada pela instituição educativa. O estudo permite uma aproximação da primeira creche universitária criada no país, para uma melhor compreensão de suas condições de trabalho, financiamento e identidade institucional.</p>2023-07-15T14:56:03-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6713FONTES , HISTÓRIA MEMÓRIA DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIO PATINHAS DE MANDAGUARI/PR (1950-2000)2023-09-28T14:47:51-03:00Cláudia Sena LiotiClaudinha.lioti@gmail.com Márcia Márcia Marlene Stentzlermmstentzler@gmail.com<p>Este artigo objetiva analisar a história da criação e existência do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tio Patinhas de Mandaguari/PR, entretecida à concepção de infância e organização socioeducacional brasileira. A instituição educacional foi criada no ano de 1950, logo após a fundação do município de Mandaguari/PR e permanece até os dias atuais sendo referencial para a educação infantil na cidade. A pesquisa foi organizada com base em fontes documentais disponíveis em arquivos, bem como respostas a questionários, entremeadas a pesquisas já desenvolvidas na área. Desvelaram-se aspectos da história e memória deste CMEI em sua relação com a concepção de infância, as transformações sociais e a legislação educacional.</p>2023-07-15T14:56:45-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6715ARQUITETURA, LUGAR E ESPAÇO: 2023-09-28T14:47:51-03:00Vívia de Melo Silvaviviafag@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O presente texto tem por objetivo discutir a relação do Colégio Estadual da Prata com a cidade de Campina Grande-PB, destacando aspectos relacionados à arquitetura, ao espaço e ao lugar.</span> <span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Trabalhamos com estudo bibliográfico, levantamento de dados e análise documental. Observamos que a fundação do Colégio Estadual da Prata esteve diretamente articulada ao momento de importante desenvolvimento urbano, social e cultural da cidade de Campina Grande. </span></p>2023-07-15T14:57:21-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6716A CULTURA MATERIAL ESCOLAR COMO FONTE DE PESQUISA NO CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA 2023-09-28T14:47:50-03:00Geane i Bezerra Cavalcantigeane17@yahoo.com.br<p class="Resumottulo" style="margin: 0cm 4.0cm 0cm 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext; text-transform: none;">O presente artigo busca analisar</span> <span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext; text-transform: none;">como se desenvolveu a relação entre historiografia e cultura material. Além disso, pretende-se mostrar como a cultura material escolar é produzida e suas possíveis formas de uso na pesquisa acadêmica. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico que traz como temática central a cultura material escolar e suas formas de uso na pesquisa em educação e no ensino de história. Observamos que a cultura material escolar, ao mesmo tempo em que é fruto de uma produção cultural,</span> <span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext; text-transform: none;">também interfere na cultura e nas práticas de ensino</span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext;">-</span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext; text-transform: none;">aprendizagem vividas no cotidiano de professores e estudantes.</span></p>2023-07-15T14:57:44-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6720POR UMA INSTRUÇÃO PARA O PATRIMÔNIO:2023-09-28T14:47:50-03:00Pedro Henrique da Silva Paespedrohenriqueboris@hotmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">A pesquisa objetiva-se discutir o lugar do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) no Ministério da Educação e Saúde, salientando como o patrimônio poderia contribuir para as ideias educacionais vigentes entre 1937 e 1945. Buscamos pensar as ideias como constructos de sujeitos localizados em espaços de produção e sociabilidade do conhecimento. Assim, procuramos compreender o processo histórico da construção do projeto educacional do SPHAN e do projeto identitário do MES que foram alimentados conceitualmente do entendimento de Patrimônio e Educação a partir dos respectivos espaços de produção.</span></p>2023-07-15T14:57:58-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6721MODERNIDADE REPUBLICANA: 2023-09-28T14:47:50-03:00Monika Reschkereschke.monik@gmail.comAlberto Damascenoalbertofdamasceno59@gmail.comMarcus Levy Bencosttamarcus@ufpr.br<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este artigo analisa como a arquitetura escolar colaborou para a formação do imaginário republicano, a partir do Grupo Escolar Benjamin Constant, fundado em Belém-PA, durante a Primeira República. Para a pesquisa bibliográfica e documental foram utilizados como fontes os relatórios dos governadores da época e da diretora deste grupo. Apesar de esse Grupo Escolar Benjamin Constant fazer parte da criação de grupos escolares pelo país, vemos que sua arquitetura não se enquadrava nas diretrizes arquitetônicas para este tipo de instituição. Como razões, estão a crise da economia da borracha e, sobretudo, sua localização em bairro operário e periférico.</span></p>2023-07-15T14:58:10-03:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6950Pedagogias do cuidado entre nós2024-04-24T11:55:38-03:00Maria Clara Magalhãesmariiac.mag@gmail.comPatricia Baronipatyybarone@gmail.com<p>O presente artigo traz, através de pesquisa narrativa, cotidianos em que são pensadas práticas de educação sexual na creche privado do Rio de Janeiro. O principal objetivo é a reflexão acerca de práticas possíveis de educação sexual que se constituem através de pedagogias sensíveis. A concepção de corpo como linguagem converge com a produção de Ferreira (2021) e Guimarães (2011), ao abordarem o aprendizado construído por via corporal. Como resultados, concluímos que uma alternativa de proposição protetiva aos casos de abuso sexual na infância tão recorrentes na sociedade brasileira é testemunhar a educação sexual cotidianamente.</p> <p> </p>2024-04-24T11:55:36-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação