APRESENTAÇÃO

Dossiê Instituições, História e Patrimônio Cultural

Resumo

Investigar instituições representa compreendê-las nas suas mais complexas relações sociais. Como o próprio termo indica, se refere ao instituído, trata-se de entidades que asseguram elementos centrais de uma sociedade e que se identificam em diferentes áreas que compõem o tecido social, como política, economia, cultura e a educação. O dossiê propõe acolher pesquisas que analisam os processos de transformações ocorridas no campo da historiografia da educação, as perspectivas teóricas e metodológicas no procedimento de pesquisas sobre instituições escolares e o patrimônio cultural e histórico educativo. Nesse sentido, as investigações que analisam práticas e culturas desenvolvidos em distintos espaços e tempos, a continuidade e descontinuidade dos processos de escolarização formal desenvolvidos em: colégios, grupos escolares, escolas étnicas e comunitárias, escolas isoladas; bem como se interessa pelos estudos do cotidiano, dos modos de fazer, de organizar e ainda das relações entre cultura da escola e cultura material escolar; dos fundamentos da Cultura Escolar; das contribuições da Cultura Escolar no ensino e na pesquisa histórica como produção de memória e do patrimônio histórico, cultural e educativo. Além disso, serão recebidos artigos que compreendam o patrimônio como bens culturais, uma vez que se encontram em constante processo de construção e reconstrução, compreendendo os usos, expressões, conhecimentos, técnicas, objetos, artefatos que produzem os diferentes grupos sociais na vida em comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação com estágio de pós-doutorado em Educação na UNISINOS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós- Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutor em Patrimônio pela Universidade de Jaén (Espanha). Cursou Graduação e Mestrado em História na UNISINOS. Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),Campus Pantanal, onde leciona no Curso de Licenciatura em História, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços.

Rodrigo Luís dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Borja.

Possui doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em História e graduação em Licenciatura Plena em História pela mesma instituição. Historiador com registro profissional sob número 0000001/RS. Atualmente é Professor Substituto da disciplina de História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - Campus São Borja.

Publicado
2023-07-17
Seção
Dossiê