DE COMUNIDADE INFANTIL À PAULISTINHA:

a história de uma Instituição Educativa (1971-1996)

Palavras-chave: Comunidade Infantil; Creche universitária; Instituição educativa.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a institucionalização da primeira creche universitária federal criada no Brasil em 1971, nascida como Comunidade Infantil e hoje chamada de Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação. Toma como fontes documentais manuais, livros e entrevistas. Ancorado nas contribuições da História da Educação e na História das Instituições Escolares, apoia-se em uma investigação das ações específicas, que em relação com a sociedade produz sua existência material, assim, recriada pela instituição educativa. O estudo permite uma aproximação da primeira creche universitária criada no país, para uma melhor compreensão de suas condições de trabalho, financiamento e identidade institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Carla de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIFESP). Pesquisadora da História da Educação com ênfase em Histórias das Instituições. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Cultura, História (GEPICH).

Áreas de interesse: história da educação, história da infância, história das instituições

Dra. Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação, Professora Associado III da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Cultura, História (GEPICH); pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História, Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM).

Áreas de interesse: história da educação, história da infância, história da imigração.

Publicado
2023-07-15
Seção
Dossiê