O GYMNASIO DA BAHIA:

um espaço elitizado do saber?

Palavras-chave: Instituições Escolares; Gymnasio da Bahia; Ensino Secundário.

Resumo

À luz da História Cultural, a pesquisa documental buscou historicizar a institucionalização do Gymnasio da Bahia, que foi construído com o objetivo de atender aos anseios políticos e educacionais de uma elite baiana, refletindo a respeito dos discursos dos sujeitos que circularam nos jornais e livros em torno da instituição como um espaço culto do saber, popularmente conhecido como “lugar de prêmios e galardões”. A análise da criação e do percurso institucional permite pensarmos o contexto baiano e a sua população em formação via defesa do ensino secundário como condição de prestígio, distinção e pertencimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iure Alcântara dos Santos Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UESC). Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História. Licenciado e Bacharel em História (UFBA). Professor Substituto de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Membro do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED).

Cíntia Borges de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (PROPEd/UERJ). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGE/DCIE/UESC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED). Coordenadora do Portal do Bicentenário.

Publicado
2023-07-14
Seção
Dossiê