O GRUPO ESCOLAR PROFESSORA MARIA EDITH SELBACH E OS EXAMES FINAIS (1934-1945)

Palavras-chave: Grupo escolar; exames finais; nacionalização.

Resumo

O presente artigo analisou a cultura escolar a partir dos exames finais no Grupo Escolar Professora Maria Edith Selbach, da Vila Barão, na época município de Montenegro/RS entre os anos de 1937 a 1945. O principal objetivo foi averiguar as práticas atribuídas, no que diz respeito aos saberes e rituais dos exames finais. As fontes foram livros e atas redigidas por diretores e professores. Conclui-se que o grupo foi marcado por práticas avaliativas aplicadas trimestralmente e ao final do ano, por meio dos exames finais. Os estudantes que obtinham resultados de destaque eram premiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Zanatta, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação como bolsista PROSUC/CAPES. Mestra em Educação (PPGEdu/UCS). Cursa Especialização em Gestão Escolar (UERGS). Cursou Especialização latu sensu em Psicopedagogia (360 horas) e Gestão Escolar (UFRGS 400 horas). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINOS (2002). Professora das redes estadual e municipal de ensino no município de Barão. Membro do GRUPHEIM (Grupo de Pesquisa em História, Imigração e Memória).

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

ursou Licenciatura Plena em História pela UCS (1997), mestrado em História na PUC/RS (2001) e doutorado em Educação na UNISINOS (2008). Pós-doutorado em História da Educação pela Università Degli Studi di Macerata e Università Del Molise (2018/2019). É professora da Universidade de Caxias do Sul atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Lidera o Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM).

Publicado
2023-07-14
Seção
Dossiê