AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUAS IMPLICAÇÕES NA DOCÊNCIA

a perspectiva dos participantes do "Provão"

  • Maria Isabel da Cunha
  • Flávia Antônia Borges
  • Heloísa Marsíco
  • Patrícia Tavares
  • Márcia S. Motta
Palavras-chave: avaliação institucional, ensino superior, universidade

Resumo

No Brasil, o MEC apostou nos processos avaliativos como capazes de trazer resultados positivos para o ensino superior, independente da discussão preliminar de um projeto político pedagógico para este grau de ensino. É preciso refletir, de forma mais sistemática e rigorosa, sobre estes processos avaliativos, tentando verificar suas bases de sustentação, tanto numa perspectiva ampla posta no projeto social, quanto nas repercussões para a prática pedagógica, direcionando os currículos, a formação dos estudantes e o papel do professor. As idéias de Santos (1986, 1994, 2000) têm auxiliado a compreensão do tema, discutindo a relação entre emancipação e regulação como forças explicitadoras dos projetos políticos sociais. Na primeira etapa deste estudo estão sendo analisados os componentes do Exame Nacional de cursos, popularmente conhecido como "Provão", como um exemplar privilegiado das políticas atuais. A metodologia utilizada no trabalho tem um caráter qualitativo. Nesta etapa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alunos que se submeteram a esta avaliação.

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