APRENDIZAGEM POR EXPANSÃO NA PRÁTICA

em busca de uma reconceituação a partir da teoria da atividade

  • Yrjö Engeström
Palavras-chave: teoria da atividade, aprendizagem por expansão, psicologia sociohistórica

Resumo

O artigo apresenta o relato de um estudo de intervenção, conduzindo no campo multiorganizacional de assistência médica a crianças na região de Helsinki – Finlândia. Tal intervenção embasou-se na teoria da atividade, que fundamenta os processos de aprendizagem por expansão, que o trabalho se propõe a ilustrar. Antes de apresentar a teoria da aprendizagem por expansão, descreve-se a evolução e os cinco princípios principais da teoria da atividade. As respostas oferecidas pela teoria da aprendizagem por expansão para os problemas enfrentados pelos serviços de assistência médica a crianças são construídas a partir de uma matriz que cruza esses cinco princípios com as quatro perguntas fundamentais que qualquer teoria de aprendizagem deve ser capaz de responder.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos