LINGUAGENS GERADORAS

um critério e uma proposta de seleção e articulação de conteúdos em educação infantil

  • Gabriel de Andrade Junqueira Filho
Palavras-chave: conteúdo programático, linguagem, educação infantil, semiótica

Resumo

Como descobrir os conteúdos programáticos mais significativos às crianças, na escola de educação infantil? A resposta que apresento neste trabalho é: através das linguagens geradoras, ou seja, através do diálogo entre professor e aluno, entendidos como sujeitosleitores e objeto-linguagem um do outro. Linguagens geradoras é um jeito de ler, é uma estratégia de rastreamento e articulação, do professor, para identificar os conteúdos programáticos mais significativos da vida das crianças na escola de educação infantil. Em outras palavras, linguagens geradoras é uma proposta de seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. E nesta proposta, conteúdos significativos são entendidos como linguagens, como saberes instrumentais, saberes de práticas, de práticas de si, de práticas de autoconstituição, de compreensão e expressão de si, de demarcação e exercício da possibilidade de intervenção em si e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Seção Temática