INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa realizada a respeito da construção da noção de multiplicação. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar a influência de uma intervenção psicopedagógica na construção da referida noção. Para tanto, foi composta uma amostra com crianças de 7 a 11 anos, de uma escola da rede estadual de Campinas-SP, sendo 5 de cada faixa etária, totalizando 25 sujeitos. Inicialmente, foram apresentadas, aos sujeitos, situações-problema envolvendo a noção de multiplicação (pré-teste), a fim de verificar em que nível de construção dessa noção tais sujeitos se encontravam. Posteriormente, foram escolhidos 8 sujeitos cujo desempenho era característico de níveis mais elementares para que participassem da intervenção psicopedagógica. A intervenção foi programada de modo que cada sujeito tivesse a oportunidade de jogar e realizar atividades que desencadeiam o processo de equilibração cognitiva o qual, segundo Jean Piaget, explica a natureza da construção de conhecimentos pela criança. Após terminada a intervenção, a título de pós-teste, os sujeitos foram submetidos novamente aos procedimentos iniciais, para verificar se houve progresso na construção da noção de multiplicação, isto é, para verificar se a intervenção psicopedagógica foi eficaz.