O RURAL E O URBANO
experiências solidárias no campo da educação
Resumo
Este artigo está relacionado com o projeto que o autor vem realizando, com seu grupo de pesquisa, sobre o tema “A Valorização da Cultura do Campo nas Escolas do Meio Rural e na Formação de Professores para o Meio Rural”. Marx e Engels, ao analisarem historicamente a divisão e oposição entre a cidade e o campo, consideram-na fonte e causa da divisão social do trabalho. No campo da educação, esta antítese se traduz no transplante puro e simples de modelos urbanos para as escolas do meio rural, com total menosprezo dos saberes e da cultura do campo. A antítese, a oposição e dominação da cidade com relação ao campo poderão ser superadas através de formas solidárias de relacionamento e de intercâmbio. Nesta perspectiva de mudança nas relações entre o campo e a cidade são aqui analisadas, brevemente, cinco experiências. Uma delas, relatada por Paulo Freire, em “Cartas a Guiné-Bissau”. As outras aqui trazidas, foram realizadas por professores e alunos em quatro universidades gaúchas: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel, a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e a Universidade de Passo Fundo – UPF. O encontro, o diálogo e a troca de experiências se revelam eficazes, na superação da distância e do preconceito, numa perspectiva de reciprocidade, de comunicação e de solidariedade.