CURRÍCULO INTENSIVO NA UNIVERSIDADE

  • Pedro Demo
Palavras-chave: currículo extensivo, currículo intensivo, aprendizagem reconstrutiva, instrucionismo

Resumo

A universidade adota currículo extensivo, com base no instrucionismo das aulas vinculadas à transmissãode conteúdos previstos a cada semestre. Esta transmissão é feita de modo horizontal, ou seja, sem aprofundamento verticalizado, já que o domínio de conteúdos é a regra. Os estudantes não conseguem estudar, pesquisar, elaborar, porque gastam seu tempo, primeiro, escutando aulas, e, segundo, reproduzindo o que lhes foi transmitido em aula. Ignoram-se as teorias mais atualizadas de aprendizagem, que indicam a necessidade de atividades como pesquisa e elaboração, produção de textos, argumentar e contra-argumentar, preferir a autoridade do argumento ao argumento de autoridade. O ser humano aprende reconstruindo conhecimento, jamais apenas transmitindo, reproduzindo. Esta exigência encontra hoje base também na biologia do cérebro, que, ao contrário do computador, não reproduz, mas reconstrói conhecimento. O currículo intensivo sugere que é bem mais importante trabalhar um volume menor de conteúdos, desde que se aprimore sua verticalização ou aprofundamento, através de atividades que expressem aprendizagem autêntica. Não basta trabalhar conteúdos. Não é menos relevante saber pensar.

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