ENSINO VIRTUAL DA LUMINOTÉCNICA PARA ARQUITETOS

  • Rosalia Holzschuh Fresteiro
  • Ricardo Brodt Méndez
Palavras-chave: luminotécnica, simulação, soluções experimentais

Resumo

A importância da prática experimental na formação do estudante de Arquitetura, como criadora de uma experiência sensível e cognitiva básica, pode repercutir positivamente no engajamento do aluno ao curso e na sua produção intelectual. Complementando o ensino tradicional com experimentações virtuais nas diversas áreas de Conforto Ambiental, propomos uma solução alternativa para o estudo dos conteúdos de Luminotécnica, através da simulação de conforto lumínico com softwares específicos. O projeto atual exige soluções mais elaboradas, freqüentemente, o que resulta em soluções finais mais integrais e equilibradas. A necessidade de estudos específicos de luminotécnica existe independentemente do porte do projeto a ser executado, ou seja, todos merecem os resultados que um estudo aprofundado proporciona, seja na realização das tarefas diárias como nos momentos de lazer e diversão. A luminotécnica é um instrumento poderoso na composição espacial, devendo fazer parte do projeto de arquitetura desde o início. Não basta que seus componentes façam parte das disciplinas do Curso de Arquitetura, o importante é que seu estudo seja basicamente experimental e prático, para que cumpra sua finalidade de condicionante do espaço físico, o que propomos conseguir com pacotes de softwares encontrados no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos