É POSSÍVEL COMBINAR AS ABORDAGENS PÓSESTRUTURALISTAS E NEO-MARXISTAS?

A construção de uma abordagem composta na teoria e na pesquisa educacional crítica

  • Thomas C. Pedroni
  • Daniela Fuhro Vilas Boas
  • Álvaro Moreira Hypolito
Palavras-chave: teoria crítica, neo-marxismo, pós-estruturalismo

Resumo

Considerando que o importante debate, na educação e outras áreas afins, entre pós-estruturalistas e outros teóricos críticos a respeito de assuntos tais como agência, identidade, natureza do poder e do estado e significados e possibilidades das políticas emancipatórias, este ensaio pretende avaliar os termos desse debate, demonstrando que a conversa entre essas diferentes linhas de pensamento, embora algumas vezes caracterizada pela polêmica e pelo desentendimento, tem sido indubitavelmente produtiva. Levando isso em conta, este artigo traz ao primeiro plano um conjunto de temas amplos que são explorados em direção à conceitualização da possibilidade de que ferramentas analíticas pós-estruturais e críticas possam ser colocadas conjuntamente, de modo que, enfim, possam servir de forma radical a propósitos sociais e à educação democrática.

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