"SER PROFESSOR"

a importância dos saberes da prática para a construção do modelo didático pessoal

  • Robledo Lima Gil
Palavras-chave: modelos didático-pedagógicos tradicionais e investigativos, construtivismo, concepções prévias, aprendizagens acadêmicas e profissionais no Ensino de Ciências

Resumo

Neste trabalho autobiográfico, irei destacar a importância da trajetória escolar para a construção dos modelos didáticos de cada professor. Farei isto a partir das próprias reflexões como aluno dos cursos de formação básica, universitária e de pós-graduação, bem como a partir das experiências docentes nos cursos profissionalizante e de ensino superior. Buscarei complexificar minhas idéias iniciais do "ser professor", inseridas num modelo tradicional de ensino e aprendizagem, a fim de superar este senso comum pedagógico, entendendo a prática docente como muito mais reflexiva e dependente das concepções dos sujeitos (alunos e professores) envolvidos no processo educativo, para a construção de novos conhecimentos significativos. Este trabalho apresenta um viés construtivista (presente neste momento da minha vida acadêmica e profissional) como contraponto a uma visão tradicional de educação (presente em minhas concepções iniciais) e, em especial, da figura do professor. Enfim, pretendo discutir de que maneira a formação acadêmica (básica, universitária e pós-graduação) pode interferir nas concepções didático-pedagógicas dos professores, principalmente no Ensino de Ciências.

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Artigos