ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS FORMANDOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS

  • Paula Mariza Zedu Alliprandini
  • Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin
  • Sueli Édi Rufini
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem, Pedagogia, Implicações Educacionais

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar os estilos de aprendizagem apresentados por alunos formandos do curso de Pedagogia de uma IES pública do norte do estado do Paraná. Participaram da pesquisa 98 estudantes formandos, sendo que 60 frequentavam o curso no turno diurno e 62, no turno noturno. Foi utilizado o “Inventário de Estilo de Aprendizagem”, composto de 12 itens, o qual foi aplicado coletivamente por turma. A tarefa dos alunos-participantes foi classificar em uma escala de 1 a 4, sendo (4) a maneira como melhor aprende e (1) a maneira menos provável. Houve predominância do estilo de aprendizagem assimilador (dos que aprendem basicamente pelos modos de observação reflexiva e conceituação abstrata), não sendo encontradas diferenças de desempenho entre os alunos dos dois turnos. Foram analisadas as implicações destes resultados para a atuação do professor em sala de aula.

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