"O PROBLEMA SÃO AS FÓRMULAS

um estudo sobre os sentidos atribuídos à dificuldade em aprender matemática

  • Gelsa Knijnik
  • Fabiana Boff de Souza da Silva
Palavras-chave: Currículo escolar, Etnomatemática, Dificuldade de aprendizagem em matemática

Resumo

Este artigo discute um dos resultados obtidos com a realização de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar o enunciado “Aprender matemática é difícil”. O estudo teve como suporte teórico o campo da Etnomatemática, em seus entrecruzamentos com o pensamento pósestruturalista e com as idéias de Ludwig Wittgenstein em sua obra “Investigações Filosófica”. Sua parte empírica foi desenvolvida com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Canoas (RS), mediante a metodologia de Grupo de Discussão. A análise do material de pesquisa mostrou que a dificuldade em aprender matemática é atribuída ao formalismo e abstração dessa área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos