O PROFESSOR MIDIÁTICO NO ENSINO PRESENCIAL

uma pesquisa sobre o apoio docente para a virtualização da sala de aula

  • Tereza Raquel Augsburger de Moura
  • Dulce Márcia Cruz
Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem, apoio docente, disciplinas semipresenciais, virtualização da sala de aula

Resumo

A possibilidade legal da oferta de disciplinas semipresenciais nos cursos de graduação com a portaria 4.059/2001 do MEC vem levando muitas IES brasileiras a adotar o ensino on-line tanto para suprir problemas de espaço físico como para se constituir num diferencial competitivo. A aparente facilidade da inclusão de aulas a distância no currículo presencial traz, na verdade, um problema para os professores que podem se sentir inseguros não só por estarem trabalhando com uma tecnologia que não dominam plenamente, mas também por faltar o apoio institucional, tanto para a formação continuada para a EAD quanto para desenvolver suas atividades on-line. Este artigo narra os resultados de uma pesquisa que investigou como vem ocorrendo esse processo de virtualização nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina e o tipo de apoio que está sendo dado aos docentes para que se adaptem a essa nova maneira de ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos