RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E ASSEMBLEIAS ESCOLARES

  • Ulisses F. Araújo
Palavras-chave: democracia escolar, assembléias escolares, resolução de conflitos

Resumo

Este artigo busca apontar como as Assembléias Escolares, entendidas como espaços de diálogo, podem constituir-se em importante estratégia para o trabalho com resolução de conflitos dentro da escola, além de contribuírem para a construção de valores de democracia e de cidadania por parte dos membros que dela participam. Buscando apresentar três diferentes tipos de assembléias e como podem ser implementados no dia a dia das instituições escolares, cada uma com seus objetivos específicos mas que se complementam. Por fim, trazemos resultados de pesquisas que indicam como o trabalho com as assembléias, ao promover o desenvolvimento das capacidades dialógicas e os valores de não-violência, respeito, justiça, democracia e solidariedade, auxiliam na transformação das relações interpessoais no âmbito escolar e na formação ética e psíquica dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos