O PAPEL DA EDUCAÇÃO VISUAL E DA ICONOLOGIA NA EXALTAÇÃO DOS VALORES NACIONAIS E NA INCLUSÃO OU REJEIÇÃO DO ESTRANGEIRO

  • Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
  • Gabriela Fiorin Rigotti
  • Carolina Cavalcanti Bezerra
Palavras-chave: Educação, Cinema, Cruz, Bandeira

Resumo

Este estudo parte da premissa de que é de suma importância na atualidade discutir acerca do nacionalismo enquanto sentimento de pertencimento a um grupo que se julga apto à formação de uma nação autônoma. Nesta perspectiva, cabe estudar o papel da educação como propulsora da exaltação dos valores nacionais e da inclusão ou rejeição do estrangeiro, a depender de como é dirigida. Para tanto, tomamos como objetos de análise dois filmes que encarnam tal formulação do mito fundador de uma nação: O Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro, e O Triunfo da Vontade (1934), de Leni Riefenstahl. Concluímos que cada um destes filmes usa de símbolos iconográficos – respectivamente a cruz e a bandeira – para apresentar cenários ritualísticos que atualizam o mito fundador, controlando os significados das imagens para o entendimento dos símbolos como emblemas da entidade nação.

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