INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

  • Maura Corcini Lopes
  • Eliana da Costa Pereira de Menezes
Palavras-chave: Educação de surdos, Inclusão, Língua Brasileira de Sinais, Intérpretes de LIBRAS

Resumo

Este artigo desenvolve parte dos resultados de uma pesquisa, financiada pelo CNPq, realizada no Estado do Rio Grande do Sul, acerca das condições pedagógicas e linguísticas dos alunos surdos matriculados em escolas públicas e particulares. Desenvolve análises referentes às regiões do Vale do Rio dos Sinos e da Serra Gaúcha. Os dados sobre matricula, séries de ensino, condições das escolas e dos profissionais envolvidos com alunos surdos foram obtidos através de planilhas preenchidas por profissionais das Coordenadorias de Educação do Estado, Secretarias Municipais de Educação e escolas. Na análise, constatamos que 66 municípios possuem alunos surdos em 50 escolas públicas e particulares. Quarenta e três escolas trabalham com a inclusão de alunos surdos, sendo que, na maioria, não há profissionais (professores e interpretes) com formação para o trabalho. A partir de outros autores, o artigo discute as “realidades escolares” e algumas necessidades básicas para promover a inclusão dos surdos sob outras bases educacionais, linguísticas e pedagógicas.

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