A REINTRODUÇÃO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO EM MOÇAMBIQUE
percurso, atores, estratégias e fundamentos
Resumo
O artigo, parte da Tese de Doutorado, reconstitui o processo de reintrodução do ensino da Filosofia no nível médio da educação escolar moçambicana, examinando os fundamentos sobre a necessidade dessa matéria de ensino. Com base na análise dos documentos que subsidiaram o processo em referência e também dos conteúdos das entrevistas efetuadas aos principais atores que estiveram envolvidos no referido processo, conclui-se: a) que a Filosofia é “injustamente” responsabilizada pelos problemas morais, políticos e epistemológicos do país; b) que os objetivos para os quais a Filosofia foi reintroduzida no ensino médio são ambiciosos. Defende-se, entretanto, a pertinência da Filosofia na educação escolar moçambicana para possibilitar a reflexão, a dúvida e a recriação de novas práticas sociais possíveis, apontando para novos modos de existência em que a dignidade do ser Humano se apresenta como valor a ser reconhecido e vivenciado.