CURRÍCULO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
Este artigo analisa o PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – e sua perspectiva curricular. Analisa as concepções dos docentes do Curso Técnico de Nível Médio em Vestuário na modalidade PROEJA, do Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça” (CAVG) sobre as propostas curriculares desenvolvidas. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa, os dados foram coletados a partir de documentos e entrevistas semiestruturadas com os docentes das áreas técnica e geral do Curso investigado. Os dados foram analisados com base no ciclo de políticas proposto por Ball, o qual se baseia na análise de diferentes contextos: o contexto de influência, o contexto da produção de texto, o contexto da prática. A proposta curricular elaborada pela escola seguiu a ideia de um currículo integrado, conforme proposto pelo Documento Base do PROEJA. O que se pode verificar é que o modelo curricular construído como projeto não trouxe as inovações pedagógicas esperadas, dando continuidade ao modelo disciplinar vigente.