A GESTÃO DEMOCRÁTICA RECONTEXTUALIZADA NA ESCOLA EM EXPERIÊNCIAS DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

  • Nailê Pinto Nunes
  • Maria Cecília Lorea Leite
Palavras-chave: escola pública, gestão democrática, democracia participativa, participação

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa em escolas públicas com foco na gestão democrática, a partir da identificação de experiências de democracia participativa. Buscou-se compreender como as comunidades escolares estão colocando em prática os ideais de democracia e participação presentes no seu Projeto Político-Pedagógico, dando visibilidade às experiências e contribuindo com o debate acerca da gestão democrática. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram sujeitos componentes das comunidades escolares. Os dados evidenciaram que a gestão democrática assumida no PPP encontra-se em diferentes processos de atuação, sendo colocada em prática por meio de formas singulares, relacionadas ao contexto de cada escola, o que também caracterizou os processos de recontextualização. As experiências de democracia participativa revelaram efeitos que demonstram sua contribuição na qualificação do trabalho nas e das escolas, assim como a existência de um movimento mais amplo nesta rede de ensino, em uma perspectiva contrahegemônica de democracia.

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