ALFABETIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1990 E 2000

  • Alceu Ravanello Ferraro
Palavras-chave: Indígenas, Escolarização, Terras Indígenas, Zona Rural

Resumo

O texto trata do movimento da alfabetização e escolarização indígena no Brasil nas décadas de 1990 e 2000. Começa analisando a relação de alguns movimentos sociais com as transformações verificadas em relação à população indígena em geral, tais como a inclusão da categoria “indígena” nos censos, o grande aumento da população autodeclarada indígena e a passagem da educação indígena para a competência do Ministério da Educação. Analisa-se, então, a mudança conceitual e política representada pela escola indígena, bem como a forte expansão da rede escolar e da matrícula em Terras Indígenas. Por fim, discute-se a ideia de a escola indígena poder constituir-se não só em possibilidade de diálogo com os não indígenas, mas também em meio de afirmação e libertação dos povos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos